Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 tornou previsível a queda no volume de vendas do comércio de Londrina no Dia das Mães, a segunda data mais importante do calendário varejista.

Os dados fazem parte da pesquisa encomendada pela ACIL à Litz Estratégia e Marketing, realizada nos dias 11 e 12 de maio, com 114 empresários e gestores.

O levantamento aponta que 64,9% dos gestores não avaliaram de maneira positiva as vendas de Dia das Mães em 2020, sendo este o menor nível já pontuado nas pesquisas nos últimos cinco anos, influenciado pelo momento da Covid-19.

Em meio a este cenário de pandemia, o indicador médio dos resultados das vendas aponta para uma queda de -46,3%.

Ainda segundo a pesquisa, o valor médio gasto por consumidor com presentes foi de R$ 233,26.

Em relação às formas de pagamento, destacou-se o parcelamento no cartão de crédito (45,4%), com o consumidor comprando, em média, em até 5 vezes. Na sequência está cartão de débito (16,6%), à vista em dinheiro/cheque (15,9%), à vista no cartão de crédito (11,4%), crediário (5,9%), boleto (2,9%), entre outros.

A pesquisa demonstrou também que, na média, 64,2% das vendas foram realizadas presencialmente em lojas físicas.

Para 51,8% dos lojistas o horário estendido do comércio para a véspera do Dia das Mães contribuiu positivamente para elevar as vendas neste período.

Outros indicadores

O levantamento encomendado pela ACIL apurou que 89,5% dos entrevistados afirmaram que houve uma redução no faturamento do mês de abril deste ano, em relação a 2019, com uma queda média de -57,3%, devido ao cenário de pandemia.

Sobre a expectativa de retomada das atividades nos horários habituais, 55,3% dos lojistas acreditam que o horário de funcionamento do comércio só retornará à normalidade no segundo semestre deste ano.

Quanto ao retorno das receitas a um patamar semelhante ao período anterior à COVID-19, os comerciantes entrevistados dividem-se entre o segundo semestre deste ano (34,2%) e o primeiro semestre de 2021 (36,8%), indicando uma baixa expectativa para 2020.

 “Mesmo após a retomada gradual das atividades, já contávamos com um cenário econômico mais difícil para as empresas, com maior dificuldade para vendas e geração de receitas. Foi uma mudança drástica na vida dos consumidores e dos empresários, e sabíamos que os reflexos chegariam. Não será possível retomar à normalidade tão rapidamente, mas realizar as atividades econômicas, mesmo em horário restritivo, já permite que as empresas respirem e busquem encontrar um equilíbrio para seus negócios e reinventar suas formas de vendas. Assim como foi muito importante também o pleito que conseguimos junto à Prefeitura para estender o horário de funcionamento das lojas na véspera do Dia das Mães, o que favoreceu para aumentar um pouco as vendas neste período”, ressalta o presidente da ACIL, Fernando Moraes.

Susan Naime Bortoti/Asimp/Acil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.