Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Crescimento foi de 3,23% em relação ao mês anterior, motivado principalmente pelas vendas para o Dia dos Pais

Asimp/Fecomércio
 
No mês de agosto, o varejo do Paraná vendeu mais do que em julho. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) registrou acréscimo de 3,23% em relação ao mês anterior e de 6,32% no acumulado do ano.
O setor de vestuário teve o maior fluxo de vendas, com alta de 13,99% sobre julho, em decorrência do Dia dos Pais, das liquidações do fim da estação primavera-verão e da onda de frio inesperada para a época. O resultado confirma a tendência apontada pelos consumidores entrevistados pela sondagem de consumo para o Dia dos Pais, realizada pela Fecomércio PR, na qual 57% afirmaram que pretendiam presentear o pai com roupas e calçados. No somatório do ano, o setor cresceu 5,68% em comparação ao mesmo período de 2012.
 
Outros ramos que tiveram destaque em agosto foram os de óticas (11,32%), farmácias (9,25%), supermercados (6,34%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (6,29%). Este último fortemente influenciado pelo programa do Governo Federal Minha Casa Melhor. A continuidade do contexto econômico de pleno emprego e a boa safra que impacta positivamente o interior do Estado foram fatores conjunturais positivos para o desempenho verificado.
 
Por outro lado, as limitações econômicas durante o ano preocupam o comércio e, combinadas a fatores típicos do mercado, afetam setores como as lojas de departamentos (-6,14%), autopeças (-4,5%) e material de construção (-2,87%), que tiveram queda sobre o mês anterior.
 
Dados regionais
 
A pesquisa da Fecomércio PR também capta as variações regionais do comércio paranaense, sendo possível verificar as peculiaridades dos polos analisados. As regiões de Ponta Grossa e Curitiba obtiveram as maiores altas mensais, com 4,5% e 3,95%, respectivamente. No acumulado de janeiro a agosto, o melhor desempenho é o da região Oeste, com acréscimo de 16,55% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Curitiba e Região Metropolitana aparecem na segunda posição, com variação positiva de 7,32%.
 
Confira a pesquisa de cada região e as tabelas completas no site: www.fecomerciopr.com.br.
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.