Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O volume de vendas dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense na mensuração restrita no Estado – que não considera os ramos de veículos, motos e material de construção –, caiu 5,7% em agosto de 2015, na comparação com o mesmo mês de 2014, frente ao recuo de 6,9% na média nacional. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os principais responsáveis por esse resultado foram os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-22,7%), móveis (-21,3%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-18,9%), eletrodomésticos (-13,9%) e tecidos, vestuário e calçados (-12,4%). 

No acumulado de janeiro a agosto de 2015, o comércio varejista paranaense recuou 0,9% frente ao decréscimo de 3% na média nacional. As principais contribuições positivas vieram dos ramos de móveis (-13,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-12%), tecidos, vestuário e calçados (-8,3%) e eletrodomésticos (-6,6%). 

No indicador acumulado em doze meses, encerrados em agosto de 2015, as vendas do comércio regional estagnaram 0% versus queda de 1,5% na média nacional. Os ramos que mais influenciaram negativamente nas vendas foram livros, jornais, revistas e papelaria (-14,7%), móveis (-10,1%), tecidos, vestuário e calçados (-6,1%) e eletrodomésticos (-5%). 

Na definição ampliada – que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção – caiu 8,6% em agosto, recuou 7,1% no acumulado dos primeiros oito meses de 2015 e declinou 5,3% no acumulado em doze meses, terminados em agosto. No Brasil, o volume de vendas comercial mostrou variação negativa de 9,6% no mês, redução de 6,9% no acumulado do ano e recuo de 5,2% em doze meses. 

Para o economista Francisco José Gouveia de Castro, diretor do Centro Estadual de Estatística do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os resultados do comércio varejista paranaense, em agosto de 2015, refletem as condições macroeconômicas nacional na esfera estadual. Ele explica que a escalada da inflação, juntamente com o aumento da taxa de juros e das expectativas negativas quanto ao futuro da economia, têm comprometido o poder de compra das famílias. 

“De fato, o ambiente desfavorável ao setor varejista reforça o enfraquecimento do mercado de trabalho, já que o comércio é o maior empregador da economia, inibindo a compra de produtos, ocorrendo uma espécie de círculo vicioso”, acrescenta Gouveia de Castro. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.