Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

a Confederação Nacional do Transporte - CNT  enviou na quarta-feira (6/7) um documento ao presidente interino Michel Temer e aos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Henrique Meirelles (Fazenda) manifestando  posição contrária a possíveis alterações na cobrança do PIS e da Cofins.

A Confederação não concorda com o fim do regime cumulativo, que incide sobre todas as etapas da produção e tem alíquota total de 3,65% para um regime não cumulativo, no qual a cobrança ocorre acontece uma vez sobre o preço final, com uma alíquota prevista de 9,25%.

Segundo a CNT os custos com mão de obra podem representar mais de 40% do valor do frete.Sendo assim, grande parte das empresas de transporte opta pelo regime cumulativo, uma vez que esse tipo de custo não é deduzido no regime não cumulativo. "A alteração na metodologia da cobrança do PIS e da Cofins significará um  aumento na carga tributária das empresas transportadoras", afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade. Para Andrade, a Confederação é sensível ao esforço do governo em simplificar o sistema tributário nacional, proporcionando um ambiente empresarial mais amigável ao empreendedorismo e à iniciativa privada. No entanto, essas alterações não podem acarretar no aumento da já elevada carga tributária paga pelas empresas de transporte." A CNT representa o setor transportador brasileiro, em todos os modais. São 37 federações, 5 sindicatos nacionais e 19 associações nacionais, que reúnem mais de 200 mil empresas de transporte e 1,9 milhão de caminhoneiros e taxistas.

Redação:J.U

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.