Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A pandemia é mais poderosa que um terremoto no sentido de gerar preocupação e ansiedade nas pessoas. E essa ansiedade pode durar muito tempo.

A intensidade da reação à crise da covid-19 é parcialmente lógica. Muitos países implementaram políticas de ficar em casa ou em quarentena. Essa é uma situação real que afeta a economia.

Mas, ao mesmo tempo, há um aspecto psicológico que gera medo e ansiedade. Um estado mental ansioso é criado e essa ansiedade é uma epidemia em si mesma, não é uma resposta racional às notícias, é por isso que digo que existem duas pandemias.

Temos epidemias de gripe todos os anos, eles não matam tantas pessoas quanto a covid-19 e as pessoas, ao que me parece, as ignoram. O aumento do medo de uma gripe para um coronavírus provavelmente é alimentado por essa narrativa, pois todos estão falando sobre isso intensamente

BBC News Mundo - Que lições aprendemos em termos econômicos dessa pandemia?

Shiller - A primeira é que as pandemias são reais e devemos começar a nos preparar para a próxima pandemia. Quando as pessoas começarem a viajar novamente, os viajantes vão espalhar a pandemia pelo mundo.

E a outra lição é que precisamos de bons governos. Precisamos de governos que preparem e respondam a tempo.

O papel de qualquer presidente ou primeiro ministro é enfrentar problemas. Talvez as pessoas tenham aprendido essa lição. Precisamos de alguém que seja um verdadeiro administrador no comando.

Veja a entrevista completa: AQUI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.