Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A pandemia é mais poderosa que um terremoto no sentido de gerar preocupação e ansiedade nas pessoas. E essa ansiedade pode durar muito tempo.

A intensidade da reação à crise da covid-19 é parcialmente lógica. Muitos países implementaram políticas de ficar em casa ou em quarentena. Essa é uma situação real que afeta a economia.

Mas, ao mesmo tempo, há um aspecto psicológico que gera medo e ansiedade. Um estado mental ansioso é criado e essa ansiedade é uma epidemia em si mesma, não é uma resposta racional às notícias, é por isso que digo que existem duas pandemias.

Temos epidemias de gripe todos os anos, eles não matam tantas pessoas quanto a covid-19 e as pessoas, ao que me parece, as ignoram. O aumento do medo de uma gripe para um coronavírus provavelmente é alimentado por essa narrativa, pois todos estão falando sobre isso intensamente

BBC News Mundo - Que lições aprendemos em termos econômicos dessa pandemia?

Shiller - A primeira é que as pandemias são reais e devemos começar a nos preparar para a próxima pandemia. Quando as pessoas começarem a viajar novamente, os viajantes vão espalhar a pandemia pelo mundo.

E a outra lição é que precisamos de bons governos. Precisamos de governos que preparem e respondam a tempo.

O papel de qualquer presidente ou primeiro ministro é enfrentar problemas. Talvez as pessoas tenham aprendido essa lição. Precisamos de alguém que seja um verdadeiro administrador no comando.

Veja a entrevista completa: AQUI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios