Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná registrou redução de 6,28% no número de dívidas em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. O número segue caindo pelo 16º mês consecutivo. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A queda mais expressiva foi no setor de água e luz, em que a quantidade de pendências diminuiu 35,52%.

O número de devedores também continua em queda. A redução de CPFs negativados em agosto foi de 3,81% na comparação com o mesmo mês do ano passado. “O consumidor ainda não voltou a comprar com a mesma força. Até por isso que a inadimplência vem caindo. Se você compra menos, se endivida menos”, afirma o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado.

Segundo ele, o efeito maior é a economia enfraquecida, que acaba levando as pessoas a fazerem menos dívidas. “O banco e o lojista também acabam concedendo menos crédito, afinal, mesmo que a economia do estado esteja se recuperando de forma mais vigorosa que a brasileira, ainda há grande incerteza frente ao cenário de mercado de trabalho e economia, ambos desaquecidos. O que também contribuiu para a queda no número de devedores”, diz Machado.

A expectativa é que, em outubro, mês em que é comemorado o Dia das Crianças, haja alguma alteração nos dados já que é um período em que, tradicionalmente, o comércio espera um crescimento nas vendas.

ASCOM/Faciap

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.