Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo o especialista Reinaldo Domingos, é importantíssimo mostrar que é preciso ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico

Diante de um cenário de consumismo desenfreado, população endividada ou frustrada por não conseguir realizar seus sonhos, ensinar como lidar com dinheiro para crianças e jovens tornou-se um dos principais desafios dos pais.

O professor universitário André Luis Barros de Medeiros, de 49 anos, morador de Jundiaí, São Paulo, acabou se tornando educador e terapeuta financeiro por conta do pai dele. Hoje é ele que passa informações para a filha, Beatriz Magalhães Barros de Medeiros, de 10 anos, e para o outro filho, cinco anos mais velho. Para a surpresa André, Bia aprendeu facilmente o que lhe foi ensinado.

“Para criança é muito mais fácil. Esse, eu acho, é o que está por trás da magia da educação financeira. Quanto mais velha for a pessoa, quanto mais idade ela tiver, maior as crenças e comportamentos estão enraizados. Então, é difícil você mudar o seu comportamento. E criança não, né? Criança não tem este tipo de bloqueio", afirmou.

De dois anos para cá, Beatriz tem aplicado no dia a dia os conhecimentos que o pai passou para ela e garante que já conseguiu realizar diversos sonhos, entre eles comprar o seu próprio patins e até uma passagem de avião.

“A partir de 2017, meu dinheiro começou a ser meu. Eu ganho e eu junto do jeito que eu quero. Então, ganhei R$50 e eu faço o que eu quiser com os R$50. Normalmente, eu junto para realizar meus sonhos", contou.

O terapeuta financeiro e apresentador do canal do Youtube Dinheiro à Vista, Reinaldo Domingos, conta que é uma característica das crianças serem muito observadoras e que logo cedo começam a perceber que o dinheiro tem uma importância na vida dos pais e, em paralelo, tem estabelecido os desejos de consumo. Segundo ele, a partir da percepção deste entendimento, que ocorre normalmente por volta dos três anos, a educação financeira já pode começar a ser ensinada.

“É fundamental que a criança, ao guardar dinheiro, saiba que dentro daquele cofrinho, não estamos guardando aquele dinheiro, mas carimbando os nossos sonhos, os nossos desejos. Outro ponto importante: todos os nossos consumos dentro de uma casa têm excessos de gastos na energia, água, telefone, supermercado, padaria. A criança entendendo que ela pode reduzir gastos junto com a família, ela pode também ganhar parte deste dinheiro para realização dos sonhos dela", explicou.

Segundo ele, outra dica importante é mostrar que é preciso ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Além disso, uma criança que não é educada financeiramente trará grandes problemas de descontrole para os pais, por querer tudo que vê fazendo ‘birra’. Isso porque a exposição das crianças às ações publicitárias faz com que elas se tornem cada vez mais cedo consumistas.

Cintia Moreira/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.