Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cenário de pandemia desafiou o comércio londrinense, que ainda assim, conseguiu avaliar de forma positiva os resultados das vendas natalinas de 2020.

Entre os dias 28 de dezembro e 5 de janeiro, 108 empresários foram entrevistados em levantamento encomendado pela ACIL e realizado pela Litz Estratégia e Marketing. A técnica de amostragem foi a probabilística.

Dos comerciantes que participaram da pesquisa, 55,5% avaliaram as vendas do Natal como ótimas ou boas, enquanto 33,3% responderam regular e 11,2% disseram ruim ou péssimo.

Quando comparado a 2019, 51,9% revelaram que as vendas foram maiores ou iguais e 48,1% disseram que foram menores que no último ano.

O tíquete médio gasto por presente foi de R$ 137. Os segmentos com maiores tíquetes foram Móveis e Ótica.

“O ano foi muito difícil para o comércio local, que acabou também disputando espaço com grandes marketplaces nacionais, e não podemos deixar de considerar o significativo aumento do número de casos de Covid-19 no mês de dezembro, o que assustou e afastou muitos consumidores das ruas. Mas para um ano tão atípico como foi 2020, o fato de tantos empresários terem sinalizado positivamente sobre suas vendas, já desperta uma grande luz de esperança para a retomada de nossa economia e nosso comércio que sempre foi tão pujante”, ressalta o presidente da ACIL, Fernando Moraes.

Os cuidados com a pandemia também acarretaram algumas mudanças no comportamento do consumidor, que gerou um consumo mais localizado. Do total de entrevistados, 65,5% adquiriram presentes em lojas de bairros.

Já em relação aos segmentos que projetaram melhores vendas no Natal, a pesquisa destacou confecção (53,6%), calçados (50%), ótica (45,5%) e móveis (25%).

Observa-se também que o parcelamento no cartão de crédito é a principal forma de pagamento, responsável em média por 55,7% das vendas feitas. Na sequência está o pagamento via boleto (43,6%), crediário (30,8%), à vista no cartão de crédito (24,9%), à vista em dinheiro/cheque (23%), cartão de débito (22,8%), parcelamento em cheque (20,8%), outros (12%).

A média de parcelamentos em cartão de crédito ou cheque foi de 5 vezes.

O levantamento destacou ainda que 60,2% dos empresários realizaram algum tipo de anúncio, sendo os meios digitais os mais utilizados – Instagram (53,8%) e Facebook (47,7%).

Expectativas

Um possível aquecimento nas vendas do comércio de Londrina pode ocorrer já neste mês de janeiro, visto que 59,3% dos empresários responderam que pretendem realizar liquidação nesse período.

Quanto às expectativas para 2021, 69,4% dos gestores esperam um ano melhor, enquanto 24% aguardam um ano semelhante para a empresa e 6,5% dos entrevistados acreditam que o cenário deve piorar.

O levantamento também buscou saber com os lojistas quando eles acreditam que suas receitas recuperarão o patamar que tinham no período pré-covid. A maioria dos entrevistados acredita que será possível recuperar a receita no segundo semestre deste ano (46,2%). Na sequência vem o primeiro semestre de 2022 (26,9%), o primeiro semestre de 2021 (11,5%), o segundo semestre de 2022 (7,7%) e, por último, o ano de 2023 (7,7%).

Asimp/ACIL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.