Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Organismo internacional afirma que reformas fiscal e da seguridade são essenciais para melhorar o quadro econômico do País

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que o Brasil está próximo de sair da recessão. A expectativa do organismo internacional é de que uma recuperação gradual tenha início a partir do segundo semestre de 2016. A instituição pondera, no entanto, que esse cenário depende da continuidade das reformas que o governo tem implementado e da diminuição de incertezas.

As avaliações do FMI foram divulgadas na terça-feira (15), em um relatório anual que a instituição faz sobre o País. O documento lembra que o Brasil, que é a maior economia da América Latina, sofre sua maior recessão em décadas.

O organismo internacional avaliou que caso o Brasil consiga “um progresso mais rápido do que o esperado na agenda de reformas, pode ser desencadeada uma recuperação mais vigorosa do investimento, impulsionando o interesse estrangeiro no Brasil, mesmo com as taxas de juros globais permanecendo baixas”.

“O relatório do FMI congratula-se com o foco do novo governo para controlar o crescimento da despesa fiscal, impondo um limite de gastos em termos reais e reformar o sistema de segurança social”, diz um texto que apresenta o documento no site do FMI.

Controle de gastos nos Estados e Municípios

Ainda segundo o texto, a aprovação e a implementação bem-sucedida do limite de gastos seria uma mudança de jogo para o Brasil. A instituição observa, no entanto, que uma “prioridade emergente” é o controle das despesas a nível regional, nos Estados e Municípios.

A expectativa da instituição é de que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas do País) do Brasil cresça 0,5% em 2017. A previsão está abaixo das expectativas do mercado financeiro brasileiro e do Banco Central, que têm projetado números ao redor de 1,2%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do FMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.