Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A equipe de operações do Setor Público da Fomento Paraná recebeu nesta semana treinamento do Ministério da Fazenda sobre análise de Pedidos de Verificação de Limites e Condições (PVLs), obrigatórios nos projetos de concessão de financiamentos aos municípios.

Apresentado pelo auditor federal Otávio Augusto Gonçalves Jardim, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda, o treinamento é baseado em casos reais de pedidos em análise. A Fomento Paraná e a STN verificam e fazem ajustes no processo. “A instituição financeira está mais próxima dos municípios e isso deve conferir mais agilidade, facilitando o acesso ao crédito por parte dos municípios”, afirma Jardim.

“Os trâmites de financiamentos aos municípios envolvem muitos detalhes documentais, certidões, avaliações das finanças municipais. Fazer a análise dos PVLs diretamente na instituição pode encurtar o prazo de concessão”, afirma Omar Sabbag Filho, diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná.

INOVAÇÃO - Sabbag explica que a Fomento Paraná é pioneira em analisar essa fase do processo de financiamento. “Já fizemos algumas análises e temos mais propostas em tramitação. Somos a primeira e, por ora, a única instituição de fomento do país que faz essa parte da análise”, afirma. 

Ele acredita que o trabalho da Fomento Paraná servirá de modelo de boas práticas a ser adotado por outras instituições congêneres. “Temos sido procurados por agências de fomento de outros estados para ver como funciona o processo de concessão de financiamentos no Paraná. E a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade é fundamental nesse sistema”, completa o diretor.

MUDANÇA - A atribuição de fazer as análises era exclusiva da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Por meio da Portaria nº 413/2016 do Ministério da Fazenda, que regulamenta o artigo 10 da Lei Complementar nº 148/2014, foi aberta às instituições financeiras a possibilidade de fazer as análises de PVLs.

“A Fomento Paraná traz para si a responsabilidade pela análise dos pedidos de verificação de limites. E os grandes beneficiados são os municípios paranaenses e suas populações”, explica Sabbag.

Pela nova regra, a Fomento Paraná pode analisar PVLs de financiamentos de até R$ 5 milhões. Esse valor representa 98% das mais de 230 propostas que tramitam na instituição atualmente.

Desde 2011, a Fomento Paraná firmou 780 contratos de financiamento com os municípios paranaenses, que somam R$ 1,2 bilhão. Os recursos podem ser investidos na aquisição de máquinas e equipamentos para manutenção urbana, obras de infraestrutura, como pavimentação viária, construção de pontes e/ou instalações para escolas, postos de saúde, hospitais e outros projetos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.