Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os dados do indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL (SPC/ACIL), referentes ao mês de novembro, mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes ficou 10% maior que no mesmo mês do ano passado. Quando a comparação é feita entre os 11 meses deste ano com o mesmo período do ano passado, o percentual de aumento da inadimplência é de 13%.

Segundo o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, a explicação está mais relacionada com o aumento dos consumidores que tomaram crédito para realizar suas compras do que propriamente com a perda da capacidade de honrá-las. "Quanto mais aumentam as vendas a crédito, mais consumidores, em números absolutos, podem não ter condições de quitar suas dívidas. Quando é feita a comparação com uma base como a do ano passado, em que as vendas caíram de forma acentuada, o resultado é um percentual maior de inadimplência para o período atual", afirma.

Segundo ele, por outro lado, o número de consumidores que, estando na lista de devedores, conseguiram limpar o nome e voltar ao cadastro positivo foi menor em 1% neste novembro do que em novembro do ano passado. "Este pode ser um efeito sazonal, já que, quando se considera os 11 meses deste ano com o mesmo período do ano passado, os números apontam para um aumento de 4% de consumidores que, estando negativados, conseguiram limpar o nome", destaca Rambalducci.

Juliana Felis/Asimp/Acil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.