Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu pelo quarto mês consecutivo e registra 118,5 pontos em março. Na comparação com o mês imediatamente anterior houve queda de 7,13% e redução de 14,87% em relação a março de 2014. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Mesmo com a crescente propensão de redução dos gastos, a ICF paranaense está acima da média nacional, que marca 110,6 pontos neste mês. O índice permanece acima da zona de indiferença (100 pontos), indicando um nível ainda favorável.

Nas classes sociais que somam renda familiar de até 10 salários mínimos, o indicador encontra-se em 118 pontos. Em março do ano passado, o mesmo índice era de 138,2 pontos, configurando uma queda de 14,61%. Nas famílias de maior poder aquisitivo a intenção de consumo passou de 144,2 pontos em março de 2014 para 120,8 pontos neste mês, o que representa diminuição de 16,22%.

A situação no emprego é definida como mais segura para 47,1% dos paranaenses e 46,9% esperam algum tipo de promoção ou melhoria salarial. Para 75,9% dos entrevistados, a renda familiar está melhor do que no mesmo período do ano passado.

Ao avaliar o nível de consumo em comparação ao mesmo período do ano passado, 38,8% das famílias paranaenses diz estar comprando menos. Outros 25,3% mantiveram o nível de consumo, enquanto 35,8% afirmam estar comprando mais. Para 62,4% dos entrevistados, este é um bom momento para consumo de bens duráveis, sendo que em março do ano passado esse percentual era de 75,9%.

Intenção de Consumo das Famílias em pontos

Mês

Geral

Até 10 salários mínimos

Mais de 10 salários mínimos

mar/14

139,20

138,20

144,20

abr/14

140,50

139,60

144,60

mai/14

137,50

136,60

141,00

jun/14

132,20

131,80

134,00

jul/14

132,50

133,10

129,80

ago/14

135,50

136,60

130,40

set/14

134,70

136,10

128,30

out/14

132,30

133,30

127,50

nov/14

135,30

136,00

131,70

dez/14

133,20

134,90

125,40

jan/15

129,70

131,20

122,70

fev/15

127,60

128,00

125,60

mar/15

118,50

118,00

120,80

Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.