Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo o indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL (SPC/ACIL), os dados de janeiro mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes teve elevação de 61% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, destaca que, com um otimismo maior e o nível de consumo represado em função das restrições sanitárias impostas pela COVID-19, as famílias foram às compras em uma proporção recorde e, como resposta a este maior endividamento, vemos números maiores de tomadores de crédito que não conseguiram quitar seus compromissos financeiros na data do vencimento, levando-os à inadimplência e tendo seu nome negativado junto ao SPC.

Por outro lado, segundo Rambalducci, o número de consumidores que estavam na lista de devedores, conseguiram limpar o nome e voltar a constar no cadastro positivo, subiu em 9% no mês de janeiro em relação a janeiro de 2021, um reflexo de que a geração de postos de trabalho está fazendo com que consumidores inadimplentes venham a quitar dívidas que ficaram pendentes de um ano para o outro.

"De qualquer forma, o nível elevado de comprometimento da renda familiar acompanhado das despesas maiores - próprias dos primeiros meses do ano -, deve continuar afetando a capacidade dos consumidores de conseguir seu equilíbrio financeiro neste primeiro trimestre, o que deve se refletir no aumento da inadimplência neste período", pontua.

Juliana Felis/Asimp/ACIL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.