Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os indicadores do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL (SPC/ACIL), referentes ao mês de dezembro de 2021, mostram que o número de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes ficou 8,5% maior em relação a dezembro de 2020. Na comparação anual, em 2021 houve um crescimento da inadimplência de 12,9% em relação a 2020.

Embora tenha ocorrido um aumento anual da inadimplência em 2021, o economista Azenil Staviski destaca um aspecto positivo no número de pessoas que conseguiram sair do SPC. A taxa de crescimento foi de 8,1% em dezembro de 2021, em relação a dezembro de 2020. Entretanto, a taxa de crescimento anual das pessoas que conseguiram sair da inadimplência em 2021, quando comparada a 2020, é de 9,8%.

O economista afirma que a comparação entre a taxa anual de permanência no SPC e a taxa anual dos inscritos no sistema e que conseguiram sair da inadimplência nos últimos anos é bastante importante. Na análise dos quatro últimos anos, o melhor desempenho ocorreu em 2020, com a maior taxa dos que conseguiram sair da inadimplência (71%).

"Um fator importante, que contribuiu para a queda da inadimplência no ano de 2020, foi o efeito pandemia, que gerou maior racionalização dos gastos e maior prudência na busca de crédito no mercado. Em 2021, com maior flexibilização das atividades econômicas, o número de consumidores inscritos no SPC aumentou. Quanto maior o nível de atividade econômica, maior o volume de pessoas que buscam crédito. Esse fato pode levar ao aumento da inadimplência se os consumidores não controlarem seus gastos e a capacidade de pagamento dos compromissos financeiros assumidos", destaca Staviski.

Juliana Felis/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.