Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para este ano, a expectativa passou para 7,25%; para o próximo recuou para 5,07%. Previsões para setembro também melhoraram

O mercado financeiro está mais otimista com o custo de vida no Brasil, tanto para 2016 quanto para 2017. Os dados fazem parte do Boletim Focus, publicação semanal na qual o Banco Central reúne projeções de cerca de 100 analistas.

De acordo com a pesquisa, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano recuou de 7,34% na semana passada para 7,25%. Para o próximo ano, a expectativa caiu de 5,12% para 5,07%.

Com essa desaceleração, principalmente para o próximo ano, o mercado se aproxima do cenário desenhado pelo Banco Central, que prevê uma inflação de 6,9% para 2016 e de 4,7% para 2017.

Essas previsões da instituição, no entanto, podem ser alteradas na terça-feira (27/09), quando o BC divulga o Relatório Trimestral de Inflação – esse documento traz todas as projeções para a economia e é revisado trimestralmente.  

IPCA de setembro

Os analistas que são ouvidos para o Boletim Focus também estão mais otimistas com a inflação para setembro. Entre uma semana e outra, houve uma revisão de 0,34% para 0,26%. Para outubro os números também melhoraram, de 0,42% para 0,40%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.