Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, receberam na última terça-feira (29), em Curitiba, uma comitiva de empresários japoneses para estabelecer estratégias de comércio internacional e intensificar as parcerias bilaterais. O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, participou do encontro, que reuniu representantes de 100 empresas japonesas. Também participou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

De acordo com o presidente da APD, a relação econômica entre Paraná e Japão vem sendo fortalecida com o programa Paraná Competitivo. “As empresas japonesas buscam segurança fiscal e previsibilidade jurídica e é exatamente isso que o programa de incentivo Paraná Competitivo oferece”, disse. Além da solidez econômica, afirmou Adalberto, outro ponto observado pelas empresas japonesas ao instalar novas unidades é a qualidade de vida que o Estado oferece.

PRIORITÁRIO – O presidente da APD afirmou que o Japão é um dos três mercados prioritários da agência. Segundo ele, já existem parcerias com a empresa Jetro, com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e com as cidades de Tokyo e Osaka. “O Paraná tem um bom ambiente de negócios”.

Para o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o encontro proporcionou avanços e consolidação de novas parcerias. “A troca de experiências é fundamental para elaborarmos novos projetos de redução de perdas e eficiência em saneamento básico.”

Segundo o embaixador Akira Yamada, a reunião foi muito importante para os empresários japoneses conhecerem um pouco mais da versatilidade do Estado. Ele explicou que o encontro antecede as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil. A embaixada está organizando uma série de eventos culturais, políticos e econômicos que serão realizados em São Paulo e Paraná .

ENCERRAMENTO – O encontro promovido pelo Governo do Estado encerrou a 20ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão. O evento foi organizado pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a sua congênere japonesa a Keidanren.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.