Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ampliação das relações comerciais do Paraná com o Peru foi um dos temas da audiência de ontem (6) entre a vice-governadora Cida Borghetti e o embaixador peruano Vicente Rojas Escalante, no Palácio Iguaçu.

A vice-governadora apresentou ao embaixador o programa Paraná Competitivo de incentivos e atração de novos investimentos e destacou a força do agronegócio paranaense.

“Boa parte do PIB do Paraná é movimentado pelo agronegócio, das dez cooperativas mais importantes do Brasil seis estão aqui no Paraná. E o Paraná Competitivo é um eficiente mecanismo para atrair novos empreendimentos”, frisou.

Cida Borghetti afirmou que o momento é propício para estreitar as relações com a troca de experiências e inclusive com a assinatura de termos de cooperação. “O Paraná e o Peru estão finalizando as tratativas para firmarmos um compromisso oficial na área cultural”.

Segundo o embaixador Vicente Escalante, a intenção é trazer mais empresários e gestores públicos para conhecer o potencial do Paraná. “O Paraná é muito importante para o Peru e por isso queremos estreitar ainda mais as relações”, disse.

A visita também contou com a presença do cônsul-geral do Peru em São Paulo, Jorge Arturo Jarama Alván; e do diretor-geral do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Antonio Castillo.

Castillo disse que o Paraná deve servir de teste para as exportações de produtos peruanos. “O Paraná é um mercado exigente e sabemos que quando se vende bem aqui, venderá em todo o Brasil”, explicou o diretor, usando como exemplo a exportação peruana de truta.

SEMANA CULTURAL - O Paraná está sediando desde sexta-feira (03), a Peru Week - Semana Cultural do Peru em Curitiba. O evento, organizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e o Consulado Geral do Peru de São Paulo conta com workshop de gastronomia, exposição e mostra cinematográfica e palestras que contam a história e cultura sobre o Peru. A programação vai até esta quinta-feira (09), em diversos espaços culturais de Curitiba.

Também participaram da audiência os secretários estaduais da Cultura, João Luiz Fiani; e da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel; o cônsul honorário do Peru em Curitiba, Luiz Henrique Sossella Costa Lima; e o diretor da Divisão de Relações Internacionais da Fecomércio, Rui Lemes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.