Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo pesquisa feita pelo curso de ciências econômicas da Unochapecó, o leite e o queijo tiveram aumento inicial 30%, só nos primeiros seis meses do ano, ficando atrás apenas da farinha de milho que sofreu reajuste de 45%.

Outro levantamento, feito pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aponta que só no mês passado o leite aumentou 5,35%, alta justificada pelo inicio do período de entressafra e/ou baixa produção, o que influencia diretamente no preço do Queijo.  E com o leite mais caro, quem começa a sofrer bastante o impacto são os donos de pizzarias, que já sentem a diferença no valor médio do quilo do queijo “Nós pagávamos em média 15 - 16 reais pelo quilo, agora estamos pagando entre 23 – 28 reais” explica Cedric Manzini, Presidente da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo e Proprietário da Pizzaria Holly’s. “Antes nós comprávamos uma peça de queijo mussarela por volta de 48 – 50 reais agora a mesma peça está sendo vendida por 75- 80 reais” completa Manzini.

A alta do produto, que faz parte de muitos lares brasileiros e do setor de restaurantes, está preocupando a maioria dos donos de pizzarias, que de um lado não querem aumentar o valor da pizza para não perder a clientela, mas ao mesmo tempo precisam reajustar seus cardápios para não fecharem as portas neste momento de crise: “O queijo mussarela representa 40% dos insumos da pizza, ou seja, se ele aumenta infelizmente a pizza aumenta também”, comenta Cedric. E a tendência é piorar nos próximos três meses “A previsão é de que a entressafra do leite chegue ao fim somente em outubro, ou seja, apenas no último trimestre do ano o preço do queijo e do leite podem cair.  Até lá donos de pizzarias e empresários prevêem queda nas vendas e, alguns, temem fechar as portas”, finaliza.

informações APUESP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.