Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Retração foi menor do que a média nacional; no acumulado do ano, setor ainda mantém crescimento, mas com tendência de queda a partir de abril

Sentindo os primeiros efeitos da paralisação de atividades econômicas em razão da pandemia do novo coronavírus, a produção industrial do Paraná em março caiu 4,9% em relação ao mês anterior. Apesar da queda, o desempenho ainda foi melhor do que o registrado na média da indústria nacional, que teve retração de 9,1% no mês, mantendo o estado com índice positivo no acumulado do ano.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE. Pela primeira vez em 8 anos, o levantamento registrou queda na produção industrial em todos os 15 locais pesquisados. O mais próximo desse resultado havia ocorrido em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros, que derrubou a produção industrial em 14 dos 15 locais.

“As medidas restritivas para contenção da pandemia e preservação da saúde pública paralisaram total ou parcialmente a atividade de muitas indústrias a partir da segunda quinzena de março, além de terem derrubado a demanda devido ao fechamento do comércio. Isso já se refletiu no desempenho da produção industrial de março”, explica o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro. “Porém, por ter uma indústria forte e diversificada, contando ainda com um setor de alimentos bastante significativo, que foi menos impactado, o Paraná conseguiu um desempenho melhor do que a média nacional.”, acrescenta.

No país, as quedas mais intensas na produção industrial em março ocorreram no Ceará (-21,8%), Rio Grande do Sul (-20,1%) e Santa Catarina (-17,9%). Por concentrar mais de um terço (34%) da indústria nacional, São Paulo, com queda de 5,4%, foi o local que mais influenciou para o resultado negativo do país no mês.

Acumulado do ano

Apesar da queda em relação ao mês anterior, a produção industrial do Paraná ainda registrou alta de 1,6% na comparação com março de 2019 e de 2,6% no acumulado de janeiro a março, em comparação com igual período do ano passado.

No acumulado do ano, os maiores crescimentos foram dos setores de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (16,4%), produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (15,5%) e produtos de metal (8,5%). Já as maiores baixas foram nos setores de máquinas e equipamentos (-13,8%), produtos de madeira (-8,7%) e fabricação de outros produtos químicos (-8,1%).

O economista da Fiep, Evanio Felippe, afirma que nos próximos levantamentos a tendência é que os resultados acumulados da produção industrial paranaense também caiam. “No Paraná, o isolamento começou de fato entre o fim de março e começo de abril. Nesse sentido, a indústria poderá sentir o impacto desse isolamento na atividade produtiva, apresentando uma trajetória de piora nesses indicadores divulgados hoje pelo IBGE”, explica.

Asimp/Sistema Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.