Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Setor foi diretamente impactado pelas medidas de prevenção ao novo Coronavírus

Microempreendedores individuais, profissionais autônomos e pequenos negócios do setor da economia criativa de Londrina e região tiveram suas atividades impactadas pelas medidas de distanciamento social, adotadas para o combate ao novo Coronavírus. A agenda cultural, de apresentações artísticas e musicais, assim como gravações de peças publicitárias e de materiais para a televisão e cinema, estão suspensas e não há previsão para serem retomadas. Até lá, os empreendedores do segmento terão que encontrar novas alternativas para se manterem no mercado.

Para ajudá-los nessa tarefa, o Sebrae/PR, em parceria com o APL de Audiovisual de Londrina e Região, Comitê Municipal de Economia Criativa e Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, disponibiliza aos empreendedores orientações e consultorias gratuitas, de forma virtual e previamente agendadas, nas áreas de finanças, crédito, marketing estratégico, marketing digital, plano estratégico, recursos humanos e jurídica. Para participar, basta preencher o formulário disponível através do link: https://bit.ly/economiacriativaconsultorias.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, diz que esse é um momento desafiador para empresas do segmento. “Estamos oferecendo atendimento para que os empresários possam se organizar, financeiramente, e fazer um planejamento para a retomada das atividades. Muitos terão que remodelar o negócio para atravessar a crise”, afirma. Além dos atendimentos especializados e feitos de forma gratuita, remota e individual, o Sebrae/PR vai enviar informes para empresas cadastradas com conteúdo relevante para auxiliar na tomada de decisão.

Segundo o presidente do APL de Audiovisual de Londrina e Região, Guilherme Peraro, apesar da interrupção das produções, boa parte das empresas trabalham na edição e pós-produção de materiais já gravados e possuem uma reserva de caixa para atravessar até dois meses sem faturar. “Mas, quando esse período passar, não teremos mais nada”, lamenta. Por isso a importância dessa orientação especializada. “Precisamos buscar novas soluções, pensar em alternativas de como o audiovisual pode ajudar outras empresas a vender seus produtos e serviços, através de vídeos”, comenta.  Algumas dessas soluções para o enfrentamento da crise poderão se transformar em projetos permanentes para o futuro.

O secretário municipal de Cultura de Londrina, Caio Cesario, informa que a pasta, já prevendo os impactos que a pandemia traria, adiantou e organizou editais e ações para qualificar os negócios do setor de economia criativa.

“Entendemos que, ao sairmos dessa crise, teremos um cenário muito desafiador. Esse tipo de iniciativa é importante para apresentar aos empresários informações e ferramentas que apontem para novos caminhos e soluções”, explica. Cesário destaca ainda a necessidade de divulgar as linhas de crédito ofertadas pelos governos para esse perfil de empreendedor.

Amanda de Santa/Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.