Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Semana da Pequena Empresa, do Sebrae/PR, discute nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, um tema cada vez mais relevante para os pequenos negócios: a qualidade, a excelência em gestão e o uso de referências internacionais para o desenvolvimento empresarial. O Seminário Empresas de Alto Potencial começa às 8h30, na sede do Sebrae/PR em Curitiba, com palestras com transmissão online para Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa.

“O tema empresas de alto potencial e potencialização é uma das linhas estratégicas do Sebrae/PR e é muito importante na medida que a missão da entidade é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do Paraná”, explica Agnaldo Gerson Castanharo, gerente da Unidade de Negócios Competitivos e coordenador estadual da linha de atuação empresas de alto potencial e potencialização do Sebrae/PR.

Segundo ele, é fundamental inserir as micro e pequenas empresas paranaenses no “mapa mundial dos negócios”. “Para que isso se torne uma realidade, é preciso ampliar o potencial de mercado das empresas e prepará-las para competir em padrões internacionais por meio do compromisso com a qualidade, a excelência em gestão e a inovação. Hoje, o empresário não concorre mais com o seu vizinho de rua, mas com outros empresários de outros países”, reforça.

De acordo com Agnaldo Castanharo, o Sebrae/PR, ao investir em empresas com potencial, quer fazer um atendimento diferenciado alertando-as para o que o mercado globalizado espera. “Está claro que as empresas que apresentam excelência no modelo de gestão, inovam de forma sistemática e buscam crescer no mercado de maneira competitiva se sobrepõem e isso não está relacionado com o porte da empresa, mas com a ambição do empreendedor.” “A intenção do evento é mostrar a importância de se adotar um modelo de excelência em gestão.”

Programação

O Seminário Empresas de Alto Potencial contará com a presença de Carlos Morassutti, vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina, que faz palestra e apresenta o Case Volvo, sobre a importância das pessoas nos resultados alcançados por meio do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Jairo Martins, CEO da FNQ, falará logo em seguida abordando o “Impacto da Excelência em Gestão para Micro e Pequenas Empresas”. Nesta quarta-feira, estão previstos ainda talk-shows com empresários paranaenses, que adotaram o MEG e certificações como diferencial competitivo, em todo o Estado. Tanto a palestra com o Carlos Morassutti como a com o Jairo Martins serão realizadas em Curitiba e transmitidas ao vivo para as outras cidades que realizam o evento.

Após o intervalo, serão apresentados cases regionais e será feira a apresentação da linha estratégica desenvolvida pelo Sebrae/PR para o atendimento de empresas interessadas nesse processo.

Sobre o evento

A Semana da Pequena Empresa já faz parte do calendário de atividades realizadas pelo Sebrae/PR, serviço de apoio às micro e pequenas empresas paranaenses. São cinco dias de palestras, workshops, talk-shows e oficinas gratuitas em todo o Estado. Neste ano, o evento tem como mote as seis linhas estratégicas definidas pela entidade para, a médio e longo prazo, fortalecer os pequenos negócios, tornar o ambiente empresarial mais favorável e, por consequência, estimular o desenvolvimento de empreendedores capazes de promover transformação.

As linhas estratégicas nasceram de uma discussão provocada pelo próprio Sebrae/PR, atento aos anseios dos empreendedores no futuro e de como a entidade pretende posicionar-se diante desse novo cenário. O ano de 2022, quando a entidade completará 50 anos, foi fixado como ano-símbolo para marcar o novo posicionamento do Sebrae/PR, que também passará a atuar com forte visão territorial. São linhas estratégicas da entidade rumo a 2022: empreendedorismo e gestão; liderança; educação empreendedora; empresas de alto potencial e potencialização;  ambiente de negócios; e startups.

Imprensa/Eventos Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.