Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas - acaba de divulgar que ultrapassa os 7 milhões o número de MEIs – Microempreendedores Individuais. “Esse é o maior fenômeno de inclusão econômica, geração de renda e de trabalho da história do Brasil. E tudo isso aconteceu em pouco mais de seis anos”, afirma o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly, considerado o “pai” dos pequenos negócios por ser o autor ou relator das principais leis que têm beneficiado esse segmento produtivo.

O MEI é um programa de formalização e inclusão econômica e social que atende a pequenos empreendedores de forma simplificada, descomplicada e com redução de carga tributária. Para Hauly, a importância da ampla formalização e todo o caminho percorrido até a marca de 7 milhões de MEIs comprovam que é preciso criar sempre mecanismos atrativos para que as pessoas saiam da informalidade, realizando o sonho de se tornar empreendedor.

Hauly fez questão de elogiar o Sebrae pelo trabalho de orientação e assessoramento dos trabalhadores que buscam a formalização por meio do MEI. Ainda nesta semana esse trabalho foi intensificado com a oferta de cursos de capacitação em todo Brasil. Ele lembra que a formalização representa uma grande conquista para o trabalhador que passa a ter CNPJ, facilitando a abertura de conta bancária e também crédito com juros menores, benefícios previdenciários, auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Conforme o Sebrae, o Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. É necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano ou R$ 5 mil por mês e não ter participação em outra empresa como proprietário ou sócio. A formalização do MEI é gratuita e pode ser feita pelo Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) ou com a ajuda de empresas de contabilidade optantes pelo Simples Nacional.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.