Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Contribuinte deve pesquisar no site da Receita para saber se teve a declaração liberada

O crédito bancário para os contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2018 foi feito na quarta-feira (15). O pagamento alcançará 2,8 milhões de contribuintes, e o lote também inclui as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

O valor das restituições neste lote chega a R$ 3,6 bilhões, dos quais R$ 342,9 milhões se destinam aos cidadãos com prioridade: 5.493 idosos acima de 80 anos, 43.345 entre 60 e 79 anos, 7.913 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 77.492 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O saque dos valores disponibilizados pode ser feito em até um ano. Após esse período, o contribuinte precisará fazer o pedido por meio de Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição ou pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Vou receber?

O contribuinte que quiser saber se teve a declaração liberada deve acessar a página da Receita Federal na internet, na qual também é possível, por meio do serviço e-CAC, ter acesso ao extrato da declaração e corrigir eventuais inconsistências nos dados informados com o envio de declaração retificadora.

O cidadão também pode verificar se receberá ou não a restituição nesse lote por meio do Receitafone 146. Há ainda um aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones para consulta sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do contribuinte.

Fonte: Agência Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.