Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) apontou que o varejo foi melhor em novembro de 2013 do que no mesmo mês de 2012, apresentando crescimento de 1,77%. Com relação ao mês anterior, o desempenho do comércio foi 1,14% menor, já que outubro é estimulado pelo Dia das Crianças e também apresentou dois dias úteis a mais. A soma do ano continua positiva, com vendas 5,25% superiores ao mesmo período de 2012.

No acumulado de vendas, os melhores rendimentos foram obtidos pelos supermercados (14,57%) e o setor de combustíveis (8,96). Óticas e livrarias apresentaram elevação de 12,59% e 8,01%, respectivamente. Já na variação mensal, os ramos de atividade que se destacaram foram o de vestuário, com aumento de 10,52%, e lojas de artigos de vídeo, fotografia e som, com 8,94%. Liquidações de fim de estação e ondas de frio ajudaram o setor de confecções a vender, juntamente com a chegada do 13º salário.
 
“Na metade do ano os empresários e a população em geral foram tomados por uma onda de pessimismo. Mas apesar disso, o varejo paranaense vem apresentando um crescimento acima do esperado em 2013. Contribuem para o bom desempenho do comércio a combinação positiva entre a boa safra do ano, padrão de emprego e poder aquisitivo dos consumidores”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.
 
Em relação a outubro, a região Oeste obteve o maior crescimento, com avanço de 8,19%, e acumula alta de 13,08%, despontando no cenário estadual. Maringá e Ponta Grossa também mostraram percentuais positivos de 4,18% e 1,43%, nessa ordem. No entanto, as demais regiões pesquisadas – Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Foz do Iguaçu – tiveram queda no volume de vendas em novembro.
 
Confira a pesquisa completa e os cadernos regionais no www.fecomerciopr.com.br/servicos/pesquisas/pesquisa-conjuntural
 
Karla Santin/Asimp/Senac

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.