Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A chuva que caiu em Londrina neste domingo (6) não atrapalhou a 1ª fase do Vestibular 2016 da UEL. Com um final de primavera marcado pelo fenômeno El Nino, o guarda chuva tem sido fundamental para quem sai de casa em todo o norte do Paraná.

O fotógrafo da Coordenadoria de Comunicação Social (COM/UEL), Daniel Procópio, flagrou vestibulandos precavidos, no início desta tarde, no Campus da UEL, momentos antes do início da prova. Embora persistente, a chuva ao menos foi fraca e permitiu que candidatos chegasse aos locais de prova com tranquilidade. O clima chuvoso também colaborou com uma temperatura amena, em torno dos 25 graus, no Campus.

Vestibular da UEL registra abstenção de 14,84% na 1ª fase

A UEL registrou a ausência de 3.238 candidatos neste domingo (6) quando foi aplicada a 1ª fase do Vestibular 2016, com 60 questões de conhecimentos gerais (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Química, Sociologia e Matemática). No concurso passado foi registrada uma abstenção de 8,57% na 1ª fase. A Universidade divulga o gabarito provisório dos três modelos de provas neste domingo a partir das 20 horas no site www.cops.uel.br. Candidatos poderão apanhar os cadernos de provas no próprio local, a partir das 19h30. O resultado da 1ª fase será divulgado em 17 de dezembro, às 17 horas. A 2ª fase do Vestibular será realizada nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016. O resultado final será divulgado em 14 de março, a partir das 12 horas.

Para a professora Cristina Valéria Bulhões Simon, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, o aumento no volume de ausentes pode estar ligado à época desta 1ª fase, normalmente realizada em novembro. Outras questões que podem estar relacionadas é o tempo chuvoso em todo o Sul do Brasil, além da coincidência de data com a 2ª fase da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Por outro lado a Coordenadoria registrou apenas casos isolados de estudantes atrasados e uma grande normalidade na aplicação da prova nos mais de 21 locais, divididos em 596 salas de aula. A estimativa é de que cerca de 9 mil estudantes sejam aprovados para a 2ª fase, que será realizada nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016.

Sobre o conteúdo da 1ª fase, a coordenadora explica que trata-se de um desafio temático, interdisciplinar e interpretativo, elaborado por 18 professores da UEL. A proposta é selecionar um candidato com capacidade de leitura crítica. "Queremos sinalizar para os educadores que valorizamos estudantes atentos e antenados", explicou ela.

O concurso deste domingo foi marcado por uma chuva fraca e persistente nas primeiras horas da tarde, que não chegaram a atrapalhar o acesso dos candidatos. A partir da divulgação do gabarito provisório, vestibulandos terão a segunda e terça-feira (dias 7 e 8) para recursos. A UEL divulgará o gabarito definitivo no próximo dia 17, mesma data de divulgação dos aprovados.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.