Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Convênio entre o Sebrae/PR e a Prefeitura foi assinado no dia 30/06; Programa teve início em março e é dirigido para alunos do Ensino Fundamental, de 84 escolas públicas

No último dia 30, o Sebrae/PR e a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, formalizaram o convênio do Programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” (JEPP). A meta do JEPP é desenvolver o espírito empreendedor e estimular o protagonismo juvenil nas novas gerações. No Município, 30 mil alunos do Ensino Fundamental de 1° ao 5°, de 84 escolas municipais estão sendo beneficiados pelo Programa. O projeto teve início em março, com a capacitação de 140 professores e a entrega de livros didáticos pelo Sebrae/PR.

O gerente da regional norte do Sebrae/PR, Heverson Feliciano explicou que o investimento da entidade no Programa engloba a aquisição do material didático, a capacitação para repasse da metodologia aos professores e os encontros mensais para dar suporte e orientação na aplicação dos conteúdos, além de apoio na formatação das feirinhas de empreendedorismo. Os professores capacitados aplicam a metodologia com acompanhamento e supervisão do Sebrae/PR. A entidade tem uma agenda mensal com os professores, dentro do programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação. “Os 140 professores já foram capacitados, em março de 2016, para trabalhar com os alunos de seis a dez anos sobre vários temas propostos no Programa”, relatou Feliciano.

Na visão dele, empreender é ter um sonho e lutar para torná-lo realidade. “O JEEP é uma forma de proporcionar vivências para as crianças e, o mais importante, ensiná-las a ter atitudes de autoconfiança e ousadia”, disse Feliciano. Ele esclareceu ainda que o comportamento empreendedor não se limita aos empresários, que são os donos do próprio negócio. “Empreendemos diariamente e a atitude empreendedora está presente em todos os profissionais, independente da área de atuação, que buscam sempre fazer o melhor”, afirmou Heverson Feliciano.

Durante a assinatura do convênio, a secretaria de educação de Londrina, Janet Thomas, ressaltou que o Programa envolve os professores da rede pública, que estão “apaixonados” pelo projeto. “Agradecemos muito ao Sebrae/PR por manter esse Programa, mesmo em momentos de cortes. Trata-se de um projeto interdisciplinar, que trabalha o empreendedorismo e as matérias básicas, como o português e a matemática. Além disso, o Programa deixa um legado para os alunos, sobre a importância de empreender e tomar atitudes”, afirma.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, também elogiou a iniciativa e contou que sua vocação empreendedora apareceu ainda na infância, quando ele vendia limonada nas imediações das ruas Espírito Santo e Goiás, no centro de Londrina. “Eu sonhei tanto quando era criança e acredito que precisamos incentivar as crianças a continuarem sonhando. O Programa vai contribuir com a formação de 30 mil crianças que vão fazer a diferença no futuro. Essa é uma ação capaz de modificar o destino de uma cidade”, avaliou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Valter Orsi, considerado um “amigo” da educação em Londrina, participou do cerimonial e também parabenizou o Sebrae/PR e a Prefeitura pela iniciativa. “É uma alegria estar aqui. Eu sou empresário e acredito que nosso País precisa disso, de jovens estimulados a empreender. Fico feliz em saber que as crianças de Londrina vão começar a vivenciar o empreendedorismo e aprenderem a ser diferentes. Vamos começar a mudar o senso crítico da cidade”, destacou o presidente.

Programa

O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos – o JEPP é um deles.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. “A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, diz Daniele Conte, consultora do Sebrae/PR em Londrina, que está à frente do JEEP.

De acordo com ela, essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco): aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e  aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Metodologia

O Programa trabalha soluções educacionais com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o Educação Empreendedora atua em todos os âmbitos da educação: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.  “No ensino fundamental, nos primeiros anos, os alunos aprendem, por meio de oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, nos anos consecutivos, os conteúdos são aprofundados e novos temas inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania”, explicou Daniele Conte.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.