Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Educação 13/04/2016  07h54

A volta por cima do EAD

Com projeção de crescimento de 115% até 2017 e aumento de credibilidade, modalidade oferece vantagens para alunos e instituições

A educação superior brasileira está mudando. Nesse cenário, destaca-se a educação a distância, endossada por alunos que trabalham para pagar os estudos ou pessoas que procuram flexibilidade. Entre os motivos dos alunos para buscar a educação a distância estão a conveniência dos horários e o valor das mensalidades, que chega a ser até 70% menor do que a dos cursos tradicionais.

Inicialmente vista como a “segunda linha” do ensino superior, a educação a distância hoje ganha credibilidade ao passo que os investimentos no segmento crescem, a tecnologia é aprimorada, e a profissionalização do setor, aperfeiçoada. E, com isso, o modelo ganha mais adeptos e cresce em uma progressão que é mais do que o dobro do total do crescimento do ensino superior, 12,58% contra 5,88%. Quando esse crescimento é comparado ao da educação presencial (4,44%), a EAD cresce três vezes mais, segundo pesquisa encomendada pela Ilumno e realizada pela Hoper Educação.

Essa confiança é chancelada pelo fato de alguns cursos, como o de Administração, já terem notas maiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do que as de alguns dos presenciais.

Segundo a pesquisa encomendada pela Ilumno, no final de 2014, eram 3,7 mil polos de EAD. A previsão para 2017 é de 7.543, o equivalente a 115% de crescimento.  De acordo com o MEC, a modalidade cresce 18% ao ano. Em 2014, foram 190 mil graduandos em EAD.

"A educação a distância apresenta expansão e crescerá ainda mais, tendo em vista o aumento de instituições oferecendo essa modalidade e a eficiência crescente dos grandes players na manutenção e na qualificação da operação", explica Nuno Fernandes, vice-presidente sênior de Marketing e Relações Institucionais da Ilumno.

Para ele, a maior participação da educação a distância nos próximos anos deverá resultar em mudanças na formação dos docentes, na metodologia e na didática, além do relacionamento dos alunos com os professores.

Asimp/Ilumno

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.