Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, são disponibilizadas 405 vagas em nove hospitais. Até hoje, cada unidade tinha sua própria seleção, o que gerava algumas dificuldades

É a primeira vez que o MEC realiza um processo seletivo unificado voltado para residentes

Estão abertas as inscrições para Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare), lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Trata-se de um processo seletivo centralizado com 405 vagas de residências médica, multi e uniprofissionais para oito hospitais universitários federais e um hospital militar. Os interessados podem se inscrever de forma online pelo site enare.ebserh.gov.br. As provas serão realizadas em todas as capitais e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE).

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, explica que essa é a primeira vez que o MEC realiza um processo seletivo unificado voltado para residentes e que, até hoje, cada hospital/universidade realizava sua própria seleção. “Isso gerava algumas dificuldades para as instituições como critérios, etapas, datas e notas de corte diversas, risco maior de vagas ociosas, onerava e tornava os processos mais complexos, dentre outros”, acrescentou. Com o novo exame, as universidades federais passam a ter menor possibilidade de vagas ociosas, eliminação da carga burocrática da realização, manutenção do controle programático e definições técnicas, eliminação de custos e a ampliação da qualificação da seleção.

O ministro explicou ainda que os candidatos também tinham desvantagens como a participação em um processo caro e de difícil logística em função das viagens e taxas, datas diversas, regras diferentes e acesso restrito às vagas. A partir de agora, os candidatos poderão se beneficiar com a democratização do acesso, com uma data única para a realização das provas, sendo elas em todas as capitais além de cidades estratégicas, e um custo menor.

Para a Residência Médica, o Enare prevê 304 vagas em 41 especialidades. Já para a Residência Uniprofissional foram disponibilizadas oito vagas, entre enfermeiros e físicos médicos. A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.

Essas vagas são voltadas para os hospitais de Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh), Teresina (HU-UFPI/Ebserh), Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh), Aracaju (HU-UFS/Ebserh), Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), Manaus (HUGV-Ufam/Ebserh), Araguaína (HDT-UFT/Ebserh) e São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), além do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB).

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, a expectativa é que, no futuro, o exame seja estendido. “Poderemos ter outros hospitais, tanto da Rede Ebserh quanto outras unidades hospitalares públicas, que poderão a compor a iniciativa, uma vez que o Enare apresenta inúmeros benefícios”, afirma Barbosa.

Segundo o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Gatto, o objetivo é buscar os candidatos mais qualificados para as melhores instituições do país. “Isso requer planejamento e critérios claros, transparentes, justos e bem definidos, em que todos possam participar em igualdade de condições. Essa é a nossa proposta com o Enare”, afirma o diretor.

Acesse o edital do processo seletivo unificado para residências no site enare.ebserh.gov.br.

Asimp/Rede Ebserh

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.