Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A criação de um plano regional de educação e a elaboração e execução de um sistema pedagógico mais alinhado com o Século XXI serão alguns dos focos da primeira “Semana Pedagógica Regional” que vai acontecer dias 1º e 2 de fevereiro na cidade de Florestópolis (73 quilômetros de Londrina) envolvendo o segmento de educação de nove cidades do Norte do Estado, sob a coordenação da recém-instalada Secretaria Regional de Educação do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp), que reúne as prefeituras de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira. “A proposta é traçar e executar uma política educacional unificada que possa resultar em melhorias na qualidade do ensino básico da nossa microrregião”, salienta o secretário Amauri Monge Fernandes, que veio de São Paulo para assumir a função.

Uma das propostas, por exemplo, é lançar um programa de formação continuada dos professores. “Também queremos investir no ganho em escala comprando material escolar unificado que atenda todas as escolas da região”, destaca o secretário sobre o evento, que tem o apoio do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), idealizador da Secretaria de âmbito regional. “Trabalhando de forma integrada, os resultados, com certeza, serão melhores”, avalia o parlamentar.

Programa

A Semana Pedagógica do Codinorp vai envolver secretários municipais de Educação, pedagogos e demais gestores educacionais das escolas dos nove municípios. O programa do evento consiste de realização de painéis de discussão e dinâmicas de grupo, inclusive com a participação de convidados especiais, como o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, que fará uma explanação sob o título “Educação, um Olhar no Horizonte”, da qual participará também o professor Willmann Costa, diretor-geral do CE Chico Anysio, do Rio de Janeiro; e Sílvia Donnine, diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação Básica do MEC, que abordará a nova “Base Nacional Comum Curricular”.

Também estará presente a psicóloga Elaine Martins, diretora-presidente da empresa Academia de Negócios, de São Paulo, que conduzirá as dinâmicas de grupo; o vice-presidente do Grupo Positivo, Álvaro Cruz, sob o tema “Educação 4.0: Uma Cidade de Inventores”; a professora Zilda Rossi, que abordará o tema “Avaliação Formativa: Conceito e Aplicação”; e a pedagoga da Secretaria Estadual de Educação, Lucy Mara Conceição, especializada em Psicopedagogia e mestre em Educação, que tratará da “Gestão e Planejamento da Unidade Escolar” junto com o mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Luciano Rudnik.

O programa começa quinta-feira de manhã e se encerra na sexta-feira ao meio dia, sempre no Beth Buffet, à Rua Nelsino Ravagnami, 1282, Centro.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.