Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A jovem Isadora Schimiti Voltarelli, aluna do 4º ano de Arquitetura e Urbanismo da UniFil, foi a única estudante do Brasil selecionada para intercâmbio na "Chalmers University of Technology", na Suécia. Durante uma semana, em maio, ela participou em Gotemburgo e Estocolmo de atividades relacionadas à arquitetura, design e diversos setores da engenharia, tudo sob o enfoque da sustentabilidade.

Mais de 12 mil estudantes de todo o mundo concorreram ao concurso Chalmers Global Challenge 2017 e apenas seis foram aprovados. A aluna da UniFil conquistou uma vaga juntamente com acadêmicos de diferentes áreas de Engenharias, de quatro países: Colômbia, Grécia, Índia e Indonésia (dois selecionados). Outro destaque na performance de Isadora: foi a única aprovada entre milhares de inscritos de instituições privadas de ensino superior.

“A Chalmers me fez acreditar em um mundo melhor, mais sustentável. Conheci pessoas preocupadas com o futuro, engajadas em buscar soluções para a escassez de água, em combater a poluição e melhorar a qualidade de vida da população. Conheci profissionais extremamente qualificados que me fizeram refletir sobre a minha missão como estudante de arquitetura. Todos os alunos que ingressam na universidade devem responder à seguinte questão: Como você contribuirá para um mundo melhor?” – descreve a intercambista, em relatório aos professores de Arquitetura e Urbanismo da UniFil.

Isadora conta que a universidade valoriza ideias dos alunos e se esforça para colocá-las em prática. “Os estudantes participam ativamente de projetos públicos e privados. O ambiente é extremamente estimulante”, ressalta. A interação da ciência com a sustentabilidade também ficou bem evidente na visita ao prédio “Science Park”, onde os intercambistas refletiram sobre problemas que no entender de pesquisadores suecos precisam ser resolvidos antes de 2050, como o desperdício de água, de alimentos e a poluição.

A aluna de Arquitetura diz que a questão do lixo é tratada com muito rigor na Suécia: na coleta, se os rejeitos orgânicos não estiverem de acordo com as especificações do governo, não são recolhidos. Além disso, como contribuintes pagam taxa de recolhimento proporcional à quantidade que produzem, controlam a geração do próprio lixo. Na universidade, ela conheceu olaboratório que produz a própria energia com os resíduos gerados na universidade.

Outra visita foi ao laboratório de nanotecnologia, onde alunos desenvolvem produtos em colaboração com diversas empresas como Sony Ericsson e Canon. “Passamos por quatro fases de limpeza no chamado clean room. Há todo um sistema para não entrar poeira e as estruturas são todas anti-impacto”, relata. Na área de mecânica, a universidade é parceira da Volvo, que fica em Gotemburgo, e os estudantes produzem peças, painéis, carros de kart, simuladores para a empresa de veículos.

Isadora teve ainda a oportunidade de se deslocar pela cidade no ônibus elétrico desenvolvido por alunos da Chalmes. “É muito silencioso, possui wifi e carregador em todos os bancos.” Numa palestra sobre náutica, testou simuladores de navios criados na universidade. Também visitou parques e arquipélago, além de passear em Gotemburgo e Estocolmo. “Foi uma experiência maravilhosa, pude conhecer sobre culturas completamente diferentes da nossa. Gotemburgo é a cidade dos sonhos, é incrível como o transporte público, o respeito entre as pessoas, a qualidade de vida e a educação funcionam perfeitamente”, declara.

#JornalUnião

Divulgação/UniFil

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.