Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aluna do 2º ano de Gastronomia da UniFil, Giuliana Alvino Tambelini Zamberlan está vivenciando o que ela mesma considera “a melhor experiência” de sua vida. Desde fevereiro na Espanha, como intercambista do programa de bolsas Santander, estuda na Universidad Católica San Antonio (UCAM), em Murcia, e faz estágio no La Cabaña – classificado com uma estrela no renomado Guia Michelin, que destaca os melhores restaurantes e hoteis do mundo.

“A cozinha é incrível e tem uma equipe excelente, comandada pelo chef Pablo Gonzalez-Conejero. O restaurante funciona somente mediante reserva, de segunda a sexta-feira no almoço. Às quintas abre também para o jantar. O cardápio tem três tipos de menu-degustação: simples, normal e completo, que podem ser harmonizados com vinhos escolhidos pelo sommelier. Aos finais de semana atende festas de casamento, batizados formaturas e aniversarios”, relata.

Giuliana conta que trabalha das 10 às 17 horas e nas primeiras semanas ficou como garde manger, preparando comidas frias. “Estou gostando muito da oportunidade de ver como funcionam a cozinha e a rotina de um grande restaurante”, diz. “De manhã fazemos o mise en place (planejamento e organização). Ao meio-dia é servido o almoço para funcionários e estagiários. Logo em seguida voltamos ao trabalho para deixar tudo pronto. Como o restaurante atende somente com reservas, fica mais fácil saber a quantidade de clientes e como vai ser o serviço do dia”, explica.

Na universidade, ela faz quatro disciplinas, além do estágio. Em Cocina Dulce, foi orientada pelos chefs Pablo Gómez San Miguel e Tino Helguera, mestre de chocolate. Em Sumilleria 1 e 2, as aulas são ministradas pelo chef, enólogo e sommelier Joan Belda. “Estou aprendendo sobre os melhores vinhos, espumantes, licores e cervejas do mundo.

O professor tem um conhecimento absurdo! E aqui na Europa o acesso às principais marcas é mais fácil. Também visitei fábricas de cervejas e vinícolas, onde cozinhamos ao ar livre com ingredientes frescos e locais. Surreal!” – afirma. A outra disciplina, de Neurogastronomia, é dividida em dois blocos: um teórico e outro prático, com exposição de um trabalho e execução de um prato.

“Estou gostando muito do intercâmbio. Está sendo uma experiência incrível viver em uma cultura diferente e adaptar-se aos costumes.  Conhecer lugares e sabores novos é muito legal.  Aqui tenho acesso a coisas que não teria no Brasil. O sistema de ensino também é diferente do brasileiro. Estimulam que você seja o melhor, que conheça a fundo os ingredientes, as técnicas, os preparos, a cultura, os lugares, a origem... Agradeço a UniFil e ao Santander. Com certeza esse período vai enriquecer meu currículo" – declara Giuliana Zamberlan.

Asimp/Unifil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.