Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de um ano letivo de dedicação, chegou a hora de os alunos das escolas que desenvolvem o  Programa A União Faz a Vida apresentarem seus trabalhos. O programa é a principal iniciativa social da instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP e tem como foco promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes.

Os eventos de apresentação dos trabalhos, batizados de Culminâncias, começam na próxima segunda-feira, na Regional Norte da Sicredi União. Os primeiros a mostrarem um pouco do que aprenderam no decorrer do ano com os projetos desenvolvidos serão os alunos de Ibiporã, cidade onde 100% da rede pública integra o Programa. Serão três dias de evento, todos no Teatro Padre José Zanelli. Na segunda-feira, a apresentação será às 14 horas. Nos dias 6 e 7 (terça e quarta-feira), às 8h30.

Em Jaguapitã, serão seis apresentações. No dia 20, na Escola Cida Nascimento, a partir das 8h30; dia 21, na Escola Rita de Cássia, às 10 horas; e Lar de Jesus, às 15 horas; dia 22, na Escola Céia Rolim, às 16 horas; dia 23, na Escola Paulo Freire, às 10 horas; e na Escola Newton Guimarães, às 14 horas.

Na cidade de Pitangueiras, no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, haverá apresentação no dia 28, às 19 horas; e na Escola Municipal Santo Antonio, dia 29, às 19 horas.

As apresentações nas escolas de Londrina começam dia 29 de novembro, com o Centro de Educação Infantil Marisa Arruda dos Santos, às 8 horas e também às 16h30. No CMEI Professora Vanderlaine Ap. Rodrigues Ribeiro, a apresentação será dia 30, às 8h e 16h30.

Dezembro começa com a culminância na Escola Municipal Professora Vilma Rodrigues Romero, dia 1, às 9 horas. E prossegue no dia 4 de dezembro, na Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, às  11 h e 16:30; finalizando no dia 8 de dezembro, com apresentações na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, às 10 horas.

As apresentações são feitas em forma de dança, teatro, música ou feira de ciências.

O programa A União Faz a Vida leva uma metodologia de ensino às escolas, com assessoria especializada contratada pela Sicredi, em que os professores são preparados para construir o conhecimento junto com os alunos. As atividades são feitas por meio de expedições investigativas, pesquisas, relatos, rodas de conversa, entre outros. As práticas educativas contam, quase sempre, com o envolvimento da família dos alunos e de apoiadores da comunidade - profissionais e moradores voluntários que agregam conhecimento e, assim, viabilizam a proposta de aproximar o processo educativo da sociedade.

Em linhas gerais, o programa funciona em três fases: na primeira, chamada de ‘Articulação’, a proposta é apresentada à secretaria municipal de educação e aos gestores e diretores de escolas públicas e privadas. Ao aceitarem a proposta, começa a etapa de ‘Realização’, em que os educadores recebem 32 horas de capacitação para colocar a metodologia em prática. Já a terceira fase, de ‘Desenvolvimento’, os alunos definem uma temática, a partir de pergunta exploratória, para os professores abordarem durante o ano letivo, envolvendo o conteúdo das disciplinas.

“O programa visa à construção do conhecimento envolvendo alunos, professores e comunidade. Ele desenvolve nos alunos o espírito de cooperação, do fazer juntos e o resultado disso é a formação de cidadãos mais cooperativos e comprometidos com o meio onde vivem”, comenta o gerente Regional de Desenvolvimento David Conchon.

#JornalUnião

Escola Santo Antonio

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.