Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quanto peso uma ponte de 850 gramas feita de macarrão consegue suportar?

Esse é o desafio do Concurso de Pontes lançado pelo GRAPI, Grupo de Apoio à Pesquisa e Inovação, da Faculdade Pitágoras em Londrina, aos alunos de Engenharias e Arquitetura. 

Cento e dez equipes se inscreveram para o concurso, que acontece no dia 25 de junho, nos períodos da manhã e noite na faculdade. Participam acadêmicos dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, da Automação e Engenharia da Computação.

O concurso funciona assim: as equipes inscrevem um projeto de uma ponte construída com macarrão, especificando a estrutura e uma suposta carga de ruptura. No dia do concurso cada ponte é colocada numa estrutura de rompimento, que submete a ponte a um carregamento cada vez maior, começando com um peso mínimo de 10 kgf. Se a ponte não aguentar o peso mínimo, a equipe sai do concurso sem ganhar nada. A partir dos 10 kgf há várias possibilidades de prêmios.

Os alunos que especificaram no projeto a melhor aproximação do peso suportado pela ponte, com uma margem de erro de até 30%, ganham um ponto na nota de uma disciplina no segundo semestre; cada aluno da equipe pode escolher uma disciplina e ganhar o ponto. Se a margem de erro for maior do que 30% eles ganham só meio ponto. “Alguns alunos contam com esse ponto extra para ajudá-los numa disciplina em que estão tendo dificuldades. Mas para ganhar o ponto eles precisam prestar muita atenção nos cálculos é claro, precisam saber bem o que estão fazendo, o que é uma maneira de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de perceber a importância da geometria das estruturas”, destaca o professor Valdemir Antunes.

À medida que cada ponte vai sendo colocada na bancada de rompimento as torcidas se revezam e acompanham tudo num telão que especifica o valor do rompimento e também o ranking da disputa, instalado no pátio da faculdade.

Existem três modalidades de prêmios: maior carregamento, para a ponte que suportar o maior peso; maior acerto, para a equipe que apresentou o projeto com os cálculos mais corretos; e geral, para a equipe que teve o melhor resultado no carregamento e no acerto. As equipes campeãs ganham troféus e medalhas.

As inscrições foram feitas com doações de alimentos não perecíveis. No total , o GRAPI arrecadou mais de 600 quilos de alimentos, que foram doados à instituições beneficentes de Londrina.

O concurso de pontes de macarrão já é uma tradição na instituição; o último aconteceu há dois anos, com pontes feitas de palitos de sorvete. A estrutura vencedora pesava um quilo e foi capaz de suportar um peso de 430 quilos! No ano passado o GRAPI realizou um concurso de treliças de madeira.

O GRAPI existe desde 2012 na Faculdade Pitágoras. Além dos concursos que exploram temas como Mobilidade Urbana e Gerenciamento de Resíduos sólidos, o Grupo incentiva os alunos a participar de concursos e Mostra de trabalhos acadêmicos, publicações e realiza trabalhos comunitários em creches e asilos, arrecadando alimentos para doações.

Assessoria/Kroton

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.