Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Pitágoras em Londrina começam o novo semestre letivo com um desafio: fazer um projeto para readequar a entrada de energia na Casa do Caminho, instituição filantrópica que atende 180 crianças e adultos com necessidades especiais. Essa ação vai complementar o projeto de instalação elétrica da edificação, já concluído pelos alunos, e que constatou que a demanda da instituição exige também uma readequação da entrada de energia no prédio.

A parceria da Pitágoras com a Casa do Caminho começou no ano passado por iniciativa dos alunos da disciplina de Instalações Elétricas. “Os alunos ficaram sabendo que a entidade estava tendo problemas na rede elétrica e então eles tiveram a ideia de aproveitar essa disciplina para um trabalho prático”, conta o professor e Engenheiro Eletricista Robledo Fernandes Carazzai. Foi assim que, acompanhados do professor, os alunos fizeram vistoria e levantamento técnico para um projeto de instalação elétrica predial e também um projeto de para-raios para a Casa do Caminho. “Como o imóvel já é bem antigo a instituição tem problemas com instalação subdimensionada, fios descascados e expostos e remendos mal feitos. No entanto, o maior problema é a queima de equipamentos eletrônicos, que pode ter como origem instalações executadas fora das normas técnicas e deterioradas com o tempo, e também, a falta do condutor de proteção, também conhecido como condutor de aterramento.”, explica Robledo. Essa situação significa não só risco de segurança mas também impede a utilização de todos os chuveiros e ainda de um laboratório de informática.

O laboratório de informática tem computadores doados que não podem ser utilizados sem instalação elétrica adequada. Quem vai ajudar com esse serviço são os alunos dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Rede de Computadores, do Pronatec da Pitágoras. “Ao perceber essa necessidade resolvemos envolver os alunos desses dois cursos, pois eles podem cuidar da parte elétrica e do cabeamento estruturado da rede de dados para que o laboratório funcione sem o risco de que os computadores sejam danificados”, informa o professor. A participação de alunos dos cursos técnicos deve resultar numa oficina gratuita para que os internos da Casa do Caminho aprendam a utilizar os equipamentos.

O professor Robledo conta que o projeto de instalação elétrica predial feito pelos alunos já foi entregue e soluciona problemas de segurança, além de otimizar a utilização e reduzir o consumo de energia. Ele calcula que se a entidade tivesse que pagar por um projeto desse tipo ela gastaria mais de R$ 10 mil. “Como nós doamos o projeto esperamos que a Casa do Caminho encontre outros doadores e parcerias que viabilizem essa obra”, adianta Robledo.

Cerca de trinta alunos e vários professores de cursos de graduação e técnicos do Pronatec da Pitágoras estão envolvidos voluntariamente no Projeto Casa do Caminho.

Assimp/Kroton

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.