Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Kits serão entregues aos 58 CEIs e 33 CMEIs, contendo pandeiros, chocalhos, caxixis, reco-recos, maracas, entre outros instrumentos

Para incentivar a criatividade e o desenvolvimento dos alunos de Educação Infantil, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), adquiriu 2.780 instrumentos musicais próprios para crianças. Os materiais incluem pandeiros, chocalhos, caxixis, reco-recos, maracas, totalizando catorze tipos de instrumentos, e vão atender cerca de 11.300 alunos de zero a cinco anos, matriculados nos Centros de Educação Infantil municipais (CMEIs) e conveniados (CEIs).

A compra dos instrumentos musicais infantis foi realizada mediante o investimento na ordem de R$ 141.631,10 em recursos próprios. Esses materiais foram divididos em kits, que serão repassados aos 33 CMEIs e 58 CEIs de Londrina. O primeiro CEI contemplado foi o Maria Esther Leite Junqueira, que recebeu a entrega das obras de reforma ontem (28), pelo prefeito Marcelo Belinati e pela secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

O prefeito Marcelo Belinati disse que a musicalização é muito importante para estimular os alunos, para que eles possam se desenvolver da melhor forma possível. Ele também lembrou que a ação faz parte de um conjunto de medidas realizadas pela Prefeitura, no sentido de executar melhorias voltadas à Educação. “Desde o início desta administração, viabilizamos muitas iniciativas positivas para a área, como a volta do fornecimento do uniforme escolar para todas as unidades, e o fornecimento de brinquedos, para estimular a interação entre os alunos, como bambolês, motoquinhas, bonecas, bolas e brinquedos pedagógicos, que estimulam o raciocínio da criança”, ressaltou.

 “A musicalização já é trabalhada da rede municipal, temos diversos professores que fazem este trabalho, e agora eles contarão com instrumentos musicais de qualidade, validados por técnicos, para a realização das aulas. A música é fundamental para o desenvolvimento da criança e por isso estamos muito animados com mais esta conquista”, enfatizou a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Além de adquirir os instrumentos musicais, a equipe da Gerência de Educação Infantil da SME elaborou um material de apoio com texto, imagens e vídeos, para que os professores das unidades escolares obtenham mais informações sobre os equipamentos. O documento explica e identifica cada um dos instrumentos, sua composição, como deve ser armazenado e conservado, e traz ainda orientações e sugestões de manuseio.

Nesta semana, um professor representante de cada CEI e CMEI irá participar de um encontro para receber os kits de instrumentos musicais, o material de apoio, e tirar dúvidas com as profissionais da Gerência de Educação Infantil e Funcionamento Escolar da SME. De acordo com a gerente Ludmila Dimitrovicht, o foco desse trabalho de musicalização entre os alunos de zero a cinco anos é que eles conheçam os diversos instrumentos e sons, enquanto aprendem mais sobre o próprio corpo.

“Isso implica em desenvolver as noções de ritmo, coordenação motora ampla e fina, expressão corporal, imaginação, criatividade, e propiciar um contato com repertório cultural elevado. Para essa musicalização, optamos por instrumentos reais porque o timbre deles tem uma qualidade muito superior aos instrumentos de brinquedo, que são mais usuais”, comentou a gerente de Educação Infantil e Funcionamento Escolar da SME.

Dimitrovicht, que possui formação superior em Pedagogia e Música, acrescentou que a maioria dos instrumentos adquiridos são de percussão, justamente pela facilidade de uso. “É algo que traz muitos benefícios, porque quando a criança aprende a mexer com um instrumento também está aprendendo suas habilidades corporais. Isso a leva a conhecer o próprio corpo, suas capacidades de movimento e de reproduzir o que ouve e vê”, acrescentou.

Juliana Gonçalves e Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.