Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma iniciativa dos alunos de Enfermagem da Faculdade Pitágoras em Londrina está ajudando o trabalho do Instituto de Hematologia (IHEL) da cidade; o Trote Solidário organizado para a recepção dos calouros foi uma doação de sangue. Estudantes de todos os cursos da instituição participaram da ação, realizada nos dias 3, 5 e 6 de março.

O resultado foi uma coleta de 82 bolsas de sangue que beneficiou 166 pessoas e conseguiu manter o estoque do Banco durante uma semana. De acordo com o responsável pela captação de doadores do Instituto, Rogério Assunção, cada bolsa de sangue fornece plaquetas, plasma e hemácias para pelo menos três receptores. O IHEL atende 70% dos pacientes do SUS de Londrina. “Nossa demanda é muito grande, precisamos de no mínimo 150 doações por dia e a média não chega a 100. Por isso, iniciativas como a dos alunos da Pitágoras são tão importantes para nós”, explica.

Assunção informou que mais alunos se cadastraram como doadores nos dias de coleta na Faculdade mas nem todos puderam fazer a doação na data: “Existem algumas condições para doar sangue; é preciso estar com a pressão estabilizada, não estar tomando medicação, ter idade e peso mínimos”, indicou. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias. Quem quiser ajudar pode procurar o Instituto de Hematologia de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. O IHEL fica na rua Souza Naves 667, no centro de Londrina. O telefone para informações é o 3374-7800.

Assimp/Kroton

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.