Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 25 de fevereiro, dezenove alunos da Escola Educativa de Londrina tomaram posse para cargos executivos e legislativos na Cidade Cooperativista Educativa. O projeto é uma parceria da instituição de ensino com o Sicoob Ouro Verde e existe desde 2014.

As crianças e adolescentes são eleitos para mandatos de um ano em funções como prefeito e vice-prefeito mirins, vereadores e secretários de uma minicidade que tem uma organização muito próxima das estruturas administrativas dos municípios brasileiros.

“Somos parceiros deste projeto porque valorizamos a importância de ensinar o espirito do cooperativismo dentro do ambiente escolar. Acreditamos que quando transformamos os alunos, consequentemente transformamos toda a escola e, juntos, conseguimos construir um mundo diferente”, ressalta o gerente de Projetos e Qualidade do Sicoob Ouro Verde, Márcio Roberto da Silva.

Durante a cerimônia de posse, além dos alunos, familiares e educadores, estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Aílton Nantes, além de outras autoridades ligadas às entidades apoiadoras.

“Londrina forma milhares de jovens todos os anos, nas escolas e universidades. Precisamos formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades para que em um futuro muito próximo eles possam assumir os papéis que lhe cabem”, lembrou o vice-prefeito.

“Através da minicidade, vejo o amadurecimento da educação além da sala de aula. Uma formação mais ampla e consciente. Uma formação verdadeiramente cidadã”, destacou a diretora da Escola Educativa, Eliane Nápoli.

A consciência reforçada pela diretora esteve presente na maioria dos discursos dos novos eleitos. Entre os citados nos discursos, grandes líderes e pensadores como Mahatma Gandhi, Mário Sérgio Cortella e Paulo Freire.

“Uma escola mais justa e mais atuante começa por nós mesmos. Em nossas casas, família e escola. Eu acredito que posso contribuir para uma sociedade mais justa. Que posso ser um canal de atuação e intermédio para promover as mudanças que a gente tanto precisa”, disse Maria Clara Emílio, uma das eleitas para o cargo de vereadora-mirim da Cidade Cooperativista Educativa.

Parceria com o Sicoob

Em parceria com o Sicoob, a Escola Educativa inaugurou em 2014 a Cidade Cooperativista Educativa, um espaço que auxilia os alunos a compreenderem a importância da atuação correta de um cidadão dentro de um município e proporciona uma formação que vai além do contexto de sala de aula.

Os projetos desenvolvidos na minicidade incentivam a cultura da cidadania e da cooperação, funcionando como uma verdadeira cidade, que propicia a vivência cultural, política, ecológica, financeiro e comercial, por meio de parcerias, para despertar a consciência da responsabilidade de cada pessoa dentro da sociedade, com os seus direitos e deveres.

Além de ter custeado a construção do espaço, há seis anos a cooperativa mantém apoio e incentivo para as práticas que ocorrem regularmente na minicidade. A estrutura com miniprédios para a prefeitura, Câmara de Vereadores, cooperativa, igreja, hotel e mercado, por exemplo.

“Aqui na minicooperativa, as crianças realizam operações semelhantes às realizadas nas instituições financeiras tradicionais. Eles fazem a transação cambial de Real para a moeda que eles adotaram aqui como oficial e realizam pagamento de taxas da minicidade, por exemplo. É um projeto muito bonito e formador”, salienta Maisa Palma Hangai, colaboradora do Sicoob Ouro Verde.

Flávia Lemes Bussadori/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.