Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio da plataforma Blackboard, estudantes enviam conteúdos e realizam interação

As fábulas, histórias antigas, mas com mensagens ainda atuais, foram as narrativas escolhidas para um projeto de correspondência virtual entre alunos do Colégio Marista de Londrina e o Colégio Marista de Maringá, no Paraná.

As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental dos dois colégios estão desenvolvendo juntas o projeto #valoresef@bulas na disciplina de língua portuguesa, com o uso da plataforma Blackboard, um recurso de aprendizagem on-line utilizado pela Rede de Colégios do Grupo Marista no qual os estudantes encontram diversas ferramentas para enriquecer e potencializar seus conhecimentos.

Inicialmente, os alunos participaram de sessões de contação de histórias como “O pastor e o lobo” e “A raposa e as uvas” e, em seguida, foram convidados a recontar as fábulas, deixando, o final para ser escrito pelos colegas do outro colégio, com quem podem interagir online para discutir o enredo e, assim, produzir o texto coletivamente.

“O objetivo é promover a interatividade entre os alunos por meio da produção textual utilizando recursos tecnológicos para ampliação do repertório e vivência dos valores Maristas, comparando-os com a moral das fábulas”, explica Neuceli Cecília Caldeirão Pierro, professora de Língua Portuguesa do Colégio Marista de Londrina.

Cada aluno escreverá sua versão da narrativa e, em contato com um estudante do outro colégio, concluirá a elaboração do texto. Haverá, ainda, produção de ilustrações e, no fim do projeto, os alunos do 5º ano irão contar suas fábulas para as crianças de outras turmas.

“O projeto aprofunda o gênero textual aprendido, propiciando também a interdisciplinaridade e disponibilizando múltiplas linguagens. Os alunos desenvolverão a autonomia, criatividade, tornando-se usuários mais conscientes das tecnologias”, acredita Adeline Ambrozim, analista de tecnologia educacional do Colégio Marista de Maringá.

Asimp/Grupo Marista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.