Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná realizou ontem (13) os seminários regionais da Educação para debater, junto com a comunidade, as mudanças propostas pelo Governo Federal para o ensino médio. Mais de 16 mil pessoas participaram em todo o Paraná, número acima da expectativa. As conversas acontecem ao longo do dia, com o envolvimento de toda a comunidade: pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação. Somente em Paranaguá não foi possível realizar o seminário por causa de um tumulto de manifestantes.

Dos 32 Núcleos Regionais de Educação, apenas um não conseguiu realizar o seminário. Nos demais os encontro ocorreram de forma democrática e participativa. Foi bastante produtivo”, avaliou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. “Muitos trabalharam pela manhã, em grandes grupos, depois em grupos menores. Houve elaboração de atas. Em alguns houve rejeição total à proposta da reforma e em muitos outros houve muitas contribuições. Seremos fieis aos resultados dos seminários. Tudo o que foi apontado pela comunidade escolar será entregue ao Ministério da Educação”, contou a secretária. 

O Paraná foi o primeiro estado do País a propor o debate aberto com a comunidade escolar sobre a Medida Provisória (MP) 746/2016. O objetivo dos encontros foi abrir para a comunidade escolar paranaense a oportunidade de opinar sobre a reforma proposta pelo governo federal. “Vamos debater amplamente, em especial com os nossos alunos, as alterações propostas pelo governo federal. No Paraná, todas as disciplinas oferecidas hoje serão mantidas”, garantiu o governador Beto Richa.

CONSULTA ONLINE - Além dos encontros presenciais, a Secretaria de Estado da Educação preparou uma consulta online para ampliar o acesso à discussão. A consulta pode ser feita até a próxima segunda-feira (17) pelo endereço (www.questionario.seed.pr.gov.br/index.php/156283?lang=pt-BR).

“Estamos ampliando o acesso a discussão para tornar o debate mais amplo possível e para construirmos juntos uma proposta que atenda as necessidades específicas do Paraná”, disse a secretária, professora Ana Seres. O relatório dos debates será entregue ao ministro da Educação, Mendonça Filho, no próximo dia 18.

PRINCIPAIS ITENS - Entre os principais itens propostos pelo governo federal está a ampliação do ensino em tempo integral, que já faz parte do programa de metas da Secretaria da Educação. Além disso, o MEC pretende dar autonomia aos estudantes, que poderão optar por cinco ênfases (linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza ou formação técnica e profissional). “Essa questão das cinco ênfases precisa ser bastante debatida”, esclareceu Ana Seres.

CONSTRUÇÃO COLETIVA – Em Curitiba, cerca de 700 pessoas, entre pais, alunos, professores, diretores e representantes do Sindicado dos Professores - participaram do encontro. “Acho importante esse diálogo porque quem toma as decisões são os líderes, mas quem faz a escolas são os alunos. Esse debate é importante para que a decisão certa seja tomada”, disse o aluno do 2° ano do ensino médio, Miguel Bugalski, de 15 anos.

“Acho muito bom esse debate para esclarecermos e conhecermos a proposta, porque até agora a nossa base foi feita pela internet e professores, mas é construtivo termos um esclarecimento maior de cada ponto da MP”, disse a aluna Julia Carolina Domingues de Souza, de 17 anos, do 3° ano do ensino médio. “É muito importante que os alunos participem e construam suas opiniões sem nenhuma interferência.”

Para o professor de Educação Física, Mário Fidalgo, os seminários são importantes para debater e esclarecer a MP, mas, segundo ele, seria necessário organizar pequenos encontros dentro das escolas para fortalecer a discussão. “Acho muito importante esse diálogo, mas estamos começando com um grupo muito grande e isso impede que todo o colegiado participe desse debate que é tão importante para a educação do nosso país”, opinou Miguel.

PREOCUPAÇÃO - A representante da APMF do Colégio Estadual Gabriela Mistral, Maria Inês Moraes, mãe da aluna Julia, está preocupada com a interferência partidária nas ocupações das escolas estaduais e a não adesão do sindicato ao debate. “Acredito que grupos organizados de sindicatos, principalmente, não dão a oportunidade ao diálogo, simplesmente dizem ‘não’ para tudo. Eu vejo isso como uma atitude partidária, assim como a invasão das escolas”, lamentou.

“Gostaria, como foi proposto, vir até aqui, debater todos os pontos da MP e à tarde, sentar em pequenos grupos discutir e opinar. Eu vejo como a oportunidade para opinarmos, porque o Governo do Estado poderia simplesmente aceitar sem debater com a comunidade”, disse.

AEN
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.