Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Unesco elegeu 2015 como o Ano Internacional da Luz e o Colégio Universitário de Londrina adotou o tema em suas atividades. Uma delas tem chamado atenção, é o trabalho com girassóis realizado com as crianças de nível III e IV da Educação Infantil (Unikids).

Os alunos plantaram mudas de girassol na Fazendinha do Colégio e acompanharam todo o processo de crescimento, relacionando isso aos estudos multidisciplinares: português, matemática, biologia e artes.

Os pequenos, por exemplo, tiveram uma aula sobre fotossíntese com os professores de Ensino Médio: Edmara Silvana Joia e Henrique Zotarelli. O objetivo foi aprender sobre o processo que a planta faz para se alimentar, usando a energia do sol, a água e o gás carbônico do ar.

Eles também participaram de uma aula sobre a história de vida do famoso artista Vicent Van Gogh, com a professora de artes do Ensino Médio, Vera Gorini. “É que Van Gogh era apaixonado por girassol e retratava muito isso em suas obras”, explicou a professora.

Durante a conversa, muito descontraída, a professora de artes contou para os pequenos que Van Gogh começou a pintar quando já era moço e que também gostava muito de desenhar ele mesmo, fazer autorretrato. As crianças se mostraram muito curiosas sobre o assunto e fizeram várias perguntas.

“Adorei participar da atividade. Fiquei encantada com a pureza das crianças e a naturalidade com que tratam as coisas. É outro olhar, um olhar inocente”, afirmou Vera Gorini.

Depois do bate-papo, os alunos mostraram para a professora Vera, os desenhos de girassóis que eles fizeram e que estão expostos nas paredes da Educação Infantil.

De acordo com a coordenadora da Unikids, Maria Luiza Kasuya, o trabalho com o girassol segue com outras atividades. “Os alunos também estão levando para casa, por meio de sorteio, um girassol estilizado. Junto com a família, a criança deve pintar, decorar e enfeitar um pedaço desse girassol. Tudo isso está sendo documentado pelos pais num caderno com fotos e textos. Está sendo maravilhoso”, comentou a coordenadora.

E, nesta semana, os alunos estão indo até a Fazendinha do Colégio Universitário, onde estão plantados os girassóis, com o objetivo de pintarem como Van Gogh, usando cavalete. “Cada um vai escolher o girassol que quer pintar. O cavalete será colocado próximo ao girassol e a criança vai olhando e tentando retratar”, disse Maria Luiza.

Micheli Monge/Asimp/Colégio Universitário de Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.