Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 900 prefeituras terão acesso a cursos de formação profissional e temas da gestão municipal

O Banco do Brasil lança nessa semana o Portal UniBB (Universidade Corporativa BB) Setor Público, sua primeira iniciativa de oferta estruturada de conteúdos educacionais on-line para segmentos de clientes.

"O Portal busca contribuir na capacitação dos gestores municipais, ampliar os canais de relacionamento com o Setor Público e possibilitar a realização de negócios rentáveis com geração de valor socioeconômico, cumprindo a missão do Banco do Brasil de ser um Banco de Mercado com Espírito Público", explica João Pinto Rabelo Júnior, diretor de governo do BB.

Nesse momento, serão disponibilizados 41 cursos, além de itens de biblioteca e vídeos educacionais, para mais de 900 municípios. Os gestores terão acesso a cursos de formação profissional e também sobre temas específicos da gestão municipal, elaborados em parceria com órgãos públicos especialistas nos temas, como o Tribunal de Contas da União, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

"O Portal UniBB Setor Público levará aos gestores municipais uma proposta inovadora de ensino a distância, com ambiente virtual educacional diferenciado, integração de mídias, além de design e arte visual singular. Dessa forma, o Banco pretende proporcionar uma experiência educacional agradável e eficiente aos gestores públicos, que não é encontrada dentre as opções de educação a distância atualmente disponíveis para o mercado Setor Público", destaca Carlos Netto, diretor de gestão de pessoas do BB.

O projeto piloto ocorreu nos meses de agosto e setembro. A disponibilização de acessos ao portal será realizada em etapas, inicialmente para os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Entre os cursos disponíveis, quatro foram desenvolvidos para atender a necessidades específicas da gestão municipal - Modernização da Gestão Municipal; Gestão de Resíduos Sólidos; Regime Próprio de Previdência Social – RPPS; e Realizando convênios pelo Siconv. Para desenvolvimento desses cursos específicos, o Banco buscou parceiros especialistas nos assuntos. O curso sobre "Gestão de Resíduos Sólidos", por exemplo, teve parceria do Ministério do Meio Ambiente, e o curso "Realizando Convênios pelo Siconv" contou com a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Sobre a UniBB

A Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) destaca-se pela inovação em soluções educacionais e pela atratividade e eficácia dessas soluções, disponibilizando aos funcionários treinamentos nas modalidades presenciais, em serviço (on the job) e a distância por meio do Portal da UniBB e do aplicativo UniBB Mobile.

Em 2014, o BB investiu mais de R$ 137 milhões em capacitação profissional. Esse investimento contempla várias ações e programas educacionais na área de negócios e apoio a negócios, voltados para melhoria do desempenho profissional e para a educação continuada. Dentre eles se destacam: cursos em diferentes modalidades; bolsas de estudo de idiomas estrangeiros; certificações de conhecimentos, bolsas para cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Já em 2015, os recursos alocados em educação corporativa possibilitaram, no primeiro semestre, a realização de 4.565.839 horas de capacitação, proporcionando uma média de 40 horas de treinamento por funcionário.

O Banco do Brasil estabelece a meta anual de um mínimo de 34 horas de capacitação por funcionário para todos os funcionários. Em 2014, 98,1% dos funcionários realizaram no mínimo 34 horas e a média foi de 83,7 horas de treinamento por funcionário, totalizando 9.374.400 horas dedicadas a atividades de capacitação. No ano passado, 54.424 funcionários realizaram cursos presenciais na UniBB. Ao todo, 1.359 funcionários educadores ministraram cursos presenciais nas 30 unidades regionais da UniBB (Universidade Corporativa Banco do Brasil), distribuídas em todo Brasil.

O Portal da Universidade Corporativa Banco do Brasil (www.unibb.com.br) recebeu uma média de 20.000 acessos diários. Em 2014, cada funcionário realizou, em média, 17 cursos no Portal UniBB ou no UniBB Mobile, aplicativo de capacitação por tablets e smartphones (mobile learning) disponível para os funcionários na Apple Store e na Google Play.

A UniBB disponibiliza, ainda, um acervo de 300 mil livros para empréstimos e uma biblioteca virtual com mais de 2,5 mil títulos, na íntegra, em 40 áreas de conhecimento, publicados pelas mais conceituadas editoras do País. O acervo pode ser acessado a qualquer hora, por computadores ou tablets.

Reconhecimentos

Na avaliação do Índice Dow Jones de Sustentabilidade da Bolsa de Valores de Nova York (DJSI), o Banco do Brasil é destaque internacional em “desenvolvimento do capital humano”, no setor financeiro, desde 2011. Essa dimensão avaliada pelo DJSI engloba práticas de educação corporativa, gestão do desempenho profissional, compartilhamento do conhecimento, mapeamento de competências e indicadores de desempenho.

A Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) recebeu, neste ano, o prêmio internacional Global CCU Awards de “Melhor Universidade Corporativa do Mundo”. A premiação, promovida pelo instituto europeu Global Council of Corporate Universities (www.globalccu.com), reconhece as melhores práticas e programas de educação corporativa existentes nos cinco continentes. O reconhecimento baseou-se em avaliação feita por banca avaliadora composta por renomados profissionais de educação corporativa de diferentes países.

Além disso, a UniBB recebeu da Human Resources Academy o prêmio EduCorp de “Melhor Programa de Educação Corporativa do Brasil” por dois anos consecutivos (2013 e 2014). Em 2014, a UniBB foi reconhecida também como a “Melhor Universidade Corporativa Ampliada do Brasil” (Extended Corporate University) pelo Learning & Performance Brasil, e em 2015 recebeu o reconhecimento Top of Mind RH, como empresa mais lembrada no Brasil pela excelência suas práticas de Educação Corporativa e E-learning.

Vale acrescentar que o BB é considerado Top of Mind há 22 anos consecutivos como o banco mais lembrado pelos brasileiros, além de estar listado entre as: Melhores Empresas para Você Trabalhar (Revista Você S.A. 2013 e 2014); Empresas Mais Éticas do Mundo (Instituto Ethisphere, 2014 e 2015); e Certificação Top Employer (2014 e 2015), entre outros.

Asimp/BB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.