Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) já tem novo reitor. A nomeação do professor Marcos Schiefler foi publicada em Diário Oficial da União. Candidato mais votado na consulta à comunidade acadêmica, Schiefler terá mandato até 2024.

Embora Schiefler tenha saído vencedor da eleição interna, sua nomeação não era dada como certa, uma vez que o presidente da República, por lei, tem autonomia para escolher qualquer um dos integrantes da lista tríplice enviada ao MEC.

No caso da UTFPR, o atual reitor, Luiz Alberto Pilatti, que terminou a consulta em segundo lugar, numa votação apertada, decidiu manter sua candidatura e enviar seu nome a Brasília junto com o do vencedor. Cogitava-se a possibilidade de Jair Bolsonaro pudesse preferi-lo.

Em várias universidades pelo país, Bolsonaro tem escolhido candidatos menos votados, desrespeitando a tradição, que deixa para professores, técnicos e alunos a verdadeira atribuição democrática de escolher o reitor. (https://www.plural.jor.br/colunas/caixa-zero/bolsonaro-respeita-votacao-e-utfpr-tem-novo-reitor/?fbclid=IwAR0BiSDkkzm3DI73gdEdQOaGGmF46qHci8tiFC3V1tBDl13_VEA77v-pti8)

Prof. João Augusto Moliani

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.