Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Delegação brasileira dobra número de medalhas nesta edição da WorldSkills se comparada à última participação, especialmente de ouro, e bate recorde histórico. Ao todo, foram 27. Vencedores foram conhecidos no domingo (16)

A delegação brasileira está em festa com os resultados da 43ª edição da WorldSkills – a maior competição de ensino profissional do mundo. Os competidores, treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), bateram um recorde histórico ao conquistar 27 medalhas:  11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 19 certificados de excelência. No ranking de pontos totais, o time brasileiro ficou no lugar mais alto do pódio. Este ranking soma a pontuação que os competidores de cada delegação obtiveram nos desafios. A premiação aconteceu em cerimônia no domingo (16) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Este é o melhor desempenho do Brasil desde que começou a participar da competição, em 1983. Os 56 integrantes da delegação brasileira, a mais representativa participação do país, passaram por treinamento intenso. Durante um ano, foram necessárias 311 mil horas de preparação da equipe que contou com 189 técnicos brasileiros. Nesse período, os competidores também tiveram o apoio de 70 especialistas de 13 países, além de 21 empresas parceiras que contribuíram para incrementar os treinamentos.

Paraná

Alesson Lopes, competidor do Senai Paraná, representou o Brasil em Modelagem de Protótipos e conquistou o certificado de excelência na ocupação. O Paraná também conquistou um ouro, concedido pela empresa alemã Festo. Os competidores Edvin Garcia e Francine Bucco representaram o país na apresentação da Aquatronics, nova modalidade da indústria, que une os conhecimentos técnicos da área de meio ambiente com a de automação industrial.

Os brasileiros disputaram o primeiro lugar da modalidade de Aquatronics com competidores da Colômbia, Equador, África do Sul e Irã. Na próxima WorldSkills, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2017, a modalidade passará à categoria de “demonstração”, para então, em 2019, ser incluída no hall de ocupações do evento, indo somar-se às 50 já existentes.

As unidades do Senai no Paraná serviram como sede de treinamentos para diversas modalidades, contribuindo para os resultados alcançados pela delegação brasileira. Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foram realizados os treinamentos de Tecnologia em Mídia Impressa, que rendeu o ouro ao Brasil. Já em São José dos Pinhais, ocorreu a preparação dos competidores de Marcenaria de Estruturas (prata), Marcenaria de Móveis (diploma de excelência) e Carpintaria de Telhados (diploma de excelência).

Histórico

Na última edição da WorldSkills em Leipzig (Alemanha), há dois anos, o Brasil havia conquistado 12 medalhas (4 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze), além de 15 certificados de excelência – concedidos a quem atinge a partir de 500 pontos no cumprimento dos desafios. Desta vez, o desempenho mais que dobrou, especialmente nas medalhas de ouro. Ao todo, a delegação brasileira somou 27 medalhas: 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 19 certificados de excelência.

Asimp/Senai

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.