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Diante da crise econômica e da frustração do pré-sal, deputado propõe concentrar recursos em ações que possam alavancar o nível da educação brasileira

Em discurso no plenário da Câmara, o presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), defendeu maior foco na execução do Plano Nacional de Educação (PNE). Para ele, a crise econômica atual e a perspectiva de que a educação não poderá contar no futuro com o volume de recursos do pré-sal previstos inicialmente, impõem que a sociedade faça escolhas e faça um grande pacto pela Educação. “Precisamos arregaçar as mangas e promover uma verdadeira revolução no Ensino brasileiro”, conclamou o deputado da Educação.

Canziani criticou o excesso de metas estabelecidas no PNE e sugeriu concentrar recursos e esforços da sociedade na preparação e valorização dos professores; na melhoria da infraestrutura das escolas públicas, especialmente na oferta de banda larga e novas tecnologias; prioridade para a Educação Infantil; na instituição da Base Nacional Comum na Educação; e estímulo ao ensino profissionalizante. Para ele, algumas dessas medidas podem ajudar a tornar o Ensino Médio mais interessante para os jovens, reduzindo a evasão escolar, e preparar melhor os estudantes que ingressam nas universidades.

O Ensino Superior é considerado estratégico para o desenvolvimento do país, mas Canziani acha que é preciso aproximar a academia do setor produtivo e discutir novas fontes de financiamento das universidades públicas.

“O Estado brasileiro sozinho não dará conta dos investimentos que ainda precisamos fazer. Os recursos destinados ao ensino superior mais que dobraram nos últimos doze anos, mas as instituições ainda não conseguiram cumprir as metas acordadas”, sustentou o deputado, que apresentou uma proposta para permitir às instituições públicas cobrarem por cursos de pós-graduação “lato sensu” (especialização), extensão e mestrado profissional, realizados sob demandas por empresas e governos.

Alex Canziani

Presidente do PTB-PR, quarto-secretário da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação no Congresso Nacional. Foi relator, naquela Casa Legislativa, do projeto de lei que criou a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o que instituiu o Pronatec.

Giórgia Gschwendtner/Asimp

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