Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação especial busca chamar a atenção da sociedade sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil

No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8069/90. Para comemorar esse direito tão importante para as crianças, durante a Semana Mundial do Brincar, as unidades da Rede Marista de Solidariedade realizam em Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo diversas atividades que visam o resgate do direito da criança ao brincar.

De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, as crianças brincam o tempo todo e, para isso, precisam de um espaço seguro, tempo e imaginação. “O ato de brincar é uma das principais formas de expressão e aprendizado das crianças, que passam a construir significados e a interpretar sua existência no mundo. É fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar”, ressalta.

Além das atividades desenvolvidas nos centros sociais, a Rede Marista de Solidariedade mantém o Programa pelo Direito ao Brincar, que disponibiliza 10 iniciativas para promover o Direito ao Brincar e vídeos da série ‘Brinquedos e Brincadeiras’, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê, e explicando como é uma roda historiada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural de brinquedos e brincadeira.

O Programa Direito ao Brincar tem como objetivo contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia do direito ao brincar, congregando a experiência, conhecimento e atividades de diversas organizações e instituições que promovam e defendam a causa. O site do Programaéwww.brincar.org.br.

Programação de brincadeiras nos Centros Sociais Maristas:

DISTRITO FEDERAL

-Centro Social Marista Ir. Rivat – Samambaia/DF
28/05 - Resgate as brincadeiras de roda  e brincadeiras antigas. Os educandos das turmas de quarto e quinto ano estarão brincando com as demais turmas, principalmente da Educação Infantil. 

MATO GROSSO DO SUL

- Centro Social Marista Dourados - Dourados/MS

23/05 – Passeio para o Parque Alvorada e brincadeiras com  brinquedos confeccionados pelas crianças.

PARANÁ

- Centro Educacional Marista Ir. Eunice Benato - Curitiba/PR

24 a 25/05 – Brinquedos infláveis, circo, capoeira, esporte, fotografia; “O Dia D”em que os educandos escolherão as brincadeiras.

- Centro Social Marista Marcelino Champagnat – Cascavel/PR

23 a 25/05 – Recepção das crianças e das famílias com dança, música, brincadeiras, circuito de jogos e brincadeiras tradicionais, ginástica maluca. Haverá também o espetáculo teatral “Inquilibrio”, de Adriano dos Santos Brandão, circo e contação da história “Bruxa, bruxa venha a minha festa”.

SANTA CATARINA

- Centro Social Marista Pouso Redondo – Pouso Redondo/SC
23 a 25/05 – Brincadeiras diversas com os educandos no espaço da unidade, parque Inflável e brincadeiras com a família no território.

- Centro Social Marista Caçador – Caçador/SC

23 a 24/05 –  Torneios com jogos (futsal, basquete, pebolim e tênis de mesa); gincana;  karaokê e x-box;  filme com pipoca;  dança com balões/dinâmicas;  dintura facial;  Balada;  ‘Qual é a música?’;  lanches/almoço diferenciados (lasanha, cachorro quente, pizza, brigadeiro, pastel, etc).

SÃO PAULO

-Centro Social Marista Lar Feliz – Santos/SP

22 a 25/05 - Semana Mundial do Brincar – abertura na praia com oficina de pipa, oficina colorida balangandear e campanha pelo direito ao brincar; caminhada pelo direito ao brincar, saída da Unidade às 9h com destino à Praça José Bonifácio; lá acontecerão brincadeiras e intervenções com a comunidade; momentos Reflexivos, teatro no SESC e atividades brincantes.

- Centro Social Marista Ir. Lourenço – São Paulo/SP

23 a 25/05 – Oficinas de brincadeiras, tenda da biblioteca, campeonato de dedobol, sala de jogos, karaokê, oficina de brinquedos recicláveis e filmes.

- Centro Social Marista Ir. Justino – São Paulo/SP

23 a 25/05 – Atividade no parque do Centro Social com bolhas de sabão gigante, garrafas sensoriais, pipa de mão, piquenique de frutas no Parque Linear, brincadeiras livres e oficina de pipas e brincadeiras tradicionais com as crianças e famílias.

Asimp/Grupo Marista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.