Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério da Educação está priorizando o atendimento às pessoas onde elas moram: nos municípios. Como parte desse projeto, o ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, inaugurou o Bloco S do Campus Cornélio Procópio, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na sexta-feira, 25. A unidade é referência na área de empreendedorismo, inovação e geração de empregos na região.

Modelo educacional de desenvolvimento social e focado na área de tecnologia, a UTFPR tem mais de 30 mil alunos matriculados em seus 13 campi espalhados pelo estado. O campus de Cornélio Procópio possui 2.739 alunos matriculados em diversas áreas de engenharia, além de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, e licenciatura em matemática.

O professor Ricardo Vélez Rodríguez lembrou a importância das universidades tecnológicas para o desenvolvimento do país. “A nossa primeira obrigação é ter pontes com o sistema produtivo”, disse. “O que nos diferencia de outros países é isso: o índice de presença, de colaboração com o sistema produtivo é pequeno no Brasil e o brasileiro tem um talento fantástico para a inovação.” E prosseguiu: “Nós podemos decuplicar a produção nacional de riquezas se projetarmos nossos cursos, sobretudo da área tecnológica, para dinamizar o sistema produtivo. Mas onde está a ponta para a criação dessa inovação? Nos polos tecnológicos federais. Esta universidade está projetada para ser um polo de desenvolvimento tecnológico que se irradia pela sociedade.”

Em 2018, a unidade de Cornélio Procópio ofertou 676 vagas na graduação e 89 vagas na pós-graduação stricto sensu. Atualmente, a incubadora de inovações tecnológicas da unidade congrega 18 empreendimentos, que contribuíram na geração direta de mais de 300 empregos nos últimos três anos.

A implantação do campus de Cornélio Procópio ocorreu em 1993 e, 25 anos depois, ocupa uma área de mais de 65 mil m², dos quais 28 mil m² são destinados aos ambientes administrativos, de ensino, pesquisa, extensão e área esportiva, cultural e de lazer. Só o Bloco S, inaugurado nesta sexta-feira, ocupa 4 mil m². Os cinco pavimentos abrigam laboratórios, sala de apoio pedagógico, sala para coordenações e de reuniões. O total de recursos investidos na obra foi de R$ 8,2 milhões.

Pesquisa

A maior parte das pesquisas brasileiras são realizadas pelas universidades públicas. E a UTFPR não só tem grande parte nesse papel como pretende continua evoluindo para ajudar diversos setores brasileiros, como explica o reitor Luiz Alberto Pilatti. “O Brasil precisa das universidades públicas. Tome como exemplo o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), que é a mais importante universidade do mundo. Ela é a mais importante porque faz pesquisa. E a pesquisa brasileira é feita nas universidades públicas. Esse patrimônio vai transformar o Brasil. A educação é a única possibilidade que temos para ter um país diferenciado”, destacou.

UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem como missão desenvolver educação tecnológica de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão. Possui 117 cursos em atividade, sendo 110 de graduação, a maioria deles de engenharia, 63 cursos de pós-graduação stricto sensu e quatro cursos técnicos. Em 2018, a UTFPR ofereceu 10.429 vagas.

Ascom/MEC

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.