Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dois paranaenses disputam vagas para competição que reúne melhores do mundo

Alesson Lopes e Leonardo Moreira são os dois representantes do Senai no Paraná que estão disputando vagas para a Worldskills, torneio mundial de educação profissional que acontece de 11 a 16 de agosto, em São Paulo. As seletivas para escolher os representantes do Brasil em cada uma das 50 ocupações serão realizadas entre os dias 27 de abril e 15 de maio. Até lá, a rotina dos finalistas é composta por árduos treinamentos.

Lopes recebeu a medalha de ouro em Modelagem de Protótipos na última edição da Olimpíada do Conhecimento, que aconteceu em setembro do ano passado, em Belo Horizonte. O ex-aluno do curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica Geral está treinando no Espaço Sindical, localizado na Cidade Industrial de Curitiba. “Treino 8 horas por dia, cinco dias por semana, junto com o competidor de São Paulo, com quem disputo a vaga para o mundial”, conta.

Segundo Lopes, o intenso treinamento lhe proporciona confiança. “Estou bem preparado. Tracei a meta de participar da Worldskills desde o meu primeiro dia no Senai e tenho me dedicado totalmente. Estou confiante que terei um resultado positivo”, destaca.

Já o treinamento de Moreira , que compete na ocupação de Eletrônica Industrial, acontece no Rio Grande do Sul. O aluno, que foi um dos competidores “top one” da última Olimpíada – representantes das modalidades nas quais seus Estados obtiveram destaque nas demais edições da competição – também tem altas expectativas. “Desde setembro, passo uma semana por mês aqui, onde conto com a orientação de vários treinadores. De março até o final deste mês, estamos realizando um intensivo de treinamentos, que acontecem todos os dias”, explica.

Worldskills - Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.

É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América Latina. Na 43ª edição, em 2015 em São Paulo, espera-se superar o número de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013 – mais de 1.000 participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações. Desta vez, quem organiza a competição é o Senai, detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo

Asimp/Sistema Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.