Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudante do Ensino Médio desenvolve atividades de pesquisa sobre a covid-19 

A ciência tem avançado rapidamente para tentar controlar o avanço da covid-19. Tudo indica que logo teremos a vacina mais rápida já desenvolvida na história da humanidade e tudo graças aos pesquisadores e cientistas. 

Incentivar a pesquisa e o conhecimento científico deve começar desde cedo e isso pode ser uma realidade já no Ensino Médio. A estudante Catarina Franco Seco, que está na 2a série do Ensino Médio no Colégio Marista de Londrina, por exemplo, concluiu sua primeira bolsa de iniciação científica em agosto e agora inicia mais um projeto com foco no coronavírus. 

Com a intenção de cursar Medicina, a aluna se identificou com os projetos da área, que a ajudaram a decidir que esse é realmente o caminho que quer seguir. “Eu aprendi muita coisa, pesquisei e conheci pessoas e assuntos que nem imaginava. A iniciação científica realmente me ajudou a confirmar que gosto de Medicina e que a pesquisa é muito interessante”, comenta. 

No último ano, ela investigou sobre a importância da vitamina D na prevenção de doenças e agora vai fazer uma revisão dos principais fatores de risco e tratamentos disponíveis para combater a covid-19. Catarina participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC Jr) da PUCPR, destinado a estudantes de escolas públicas e privadas. Durante um ano, os alunos selecionados desenvolvem atividades de pesquisa na universidade, sob a orientação de professores qualificados. 

De acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Castilho, a oportunidade de entrar no meio acadêmico é excelente para os alunos do Ensino Médio. “Participar de um projeto de iniciação científica é um ótimo caminho para conhecer a área que se deseja seguir no futuro e também para se familiarizar com os métodos científicos de pesquisa e produção de conhecimento”, explica. 

Durante o período de estudo, os participantes têm a oportunidade de conhecer a Universidade e seus docentes, conviver com estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu e descobrir o que é fazer ciência. O trabalho é acompanhado por um professor supervisor do seu colégio e, ao final do programa, os alunos apresentam seus resultados no SEMIC e na Feira de Ciências da Escola de Ensino Médio. “Não é algo fácil de se fazer, nem simples, mas é muito gostoso e recompensador. Fiquei muito feliz de ter participado e de ter sido convidada novamente”, conclui a estudante.

Elton Telles/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.