Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Perspectiva é de maior precarização do trabalho do professor da rede estadual; situação é ainda mais dramática para o professor temporário via PSS

A redução da carga horária de 50% das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Arte no Ensino Médio do Paraná obrigará os professores da rede estadual a dobrar o número de turmas para as quais terá de dar aula. Para se ter uma ideia do impacto que a decisão do governo do Paraná tem sobre a condição do trabalhador e o reflexo na qualidade das aulas, basta fazer alguns cálculos.

Um professor efetivo com 20 horas, antes da redução, atuava em até oito turmas com duas horas-aula cada, ou seja, 16 em sala. O restante é hora-atividade (preparo de conteúdo e correção de provas, por exemplo). A situação que já não garantia qualidade vai piorar. Agora, com uma hora-aula o professor terá de aumentar para até 16 turmas. Para quem tem 40 horas, terá aumentada a quantidade de turmas de 15 para 30.

Se para o professor efetivo, a situação é ruim, para o professor contratado pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) é ainda mais dramática. “A precarização do trabalhador vai dobrar também”, afirma o professor Gustavo Ramires Fernandes, Sociologia, da rede estadual do Paraná. Ele é professor PSS. “Isso se ele [o professor] conseguir encaixar esses horários em muitas escolas.”

Fernandes baseia-se em dois fatores para afirmar que a precarização do professor PSS vai aumentar. Primeiro, não haverá carga horária cheia (20 ou 40 horas) para o professor temporário. Com a redução da carga horária de Sociologia, Filosofia e Arte, o professor efetivo também dobrou o número de escolas e turmas para as quais dará aula. Segundo, o custo do deslocamento desse professor por diversas escolas seja com veículo próprio ou transporte coletivo, sai do salário do professor, que já é baixo.

Fernandes contextualiza que o conteúdo para o aluno vai ser comprometido, porque a disciplina terá de ser ministrada em apenas uma aula. Ele cita ainda o fato de que se o dia da aula coincide com um feriado, haverá ainda mais comprometimento. Para ele, o processo de ensino e aprendizagem vai sofrer alteração significativa. Nas humanidades, usa-se muito material audiovisual como documentários para sintetizar conteúdos estruturantes. “Com uma aula por semana, o professor dessas áreas não vai conseguir passar um filme. Ele vai poder indicar.”

O professor afirma que a escola pública é uma instituição social que atende todos os tipos de classe, etnia, gênero e sofre a interferência de uma visão conservadora que transforma o espaço público em produto, em mercadoria. Ele critica a gestão do secretário estadual de Educação, Renato Feder, que – segundo ele – não tem visão social sobre a função da escola pública.

Sem debate

A professora efetiva de Sociologia Vani Espírito Santo, da rede estadual do Paraná, integrante do Coletivo de Professores (as) de Sociologia e Filosofia do Norte do Paraná e do Coletivo Estadual de Humanidades, afirma que os prejuízos não estão circunscritos aos professores, mas a toda sociedade.

“É impossível trabalhar os conhecimentos como deveriam ser trabalhados. A consequência direta será o desempenho dessas pessoas em concursos de vestibulares e Enem”, afirma Vani Espírito Santo. “Sem falar do aprendizado de conceitos básicos para refletir e se expressar na sociedade [que serão comprometidos].”

A professora aponta que a decisão do governo do Paraná em reduzir a carga horária das disciplinas de humanidades foi tomada sem consultas à comunidade escolar. Professores e estudantes não foram comunicados da mudança curricular. “Tomamos conhecimento através da mídia e das redes sociais”, afirma Vani Espírito Santo.

A vereadora Lenir de Assis, doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina, afirma que a medida visa reduzir disciplinas que estimulem o pensamento, desenvolvam o senso crítico e formem cidadãos capazes de refletir sobre a própria realidade. “O objetivo, nesse sentido, é direcionar a educação de jovens para a formação de mão de obra”, destaca a vereadora.

Ela lembra que não é mera coincidência quando se avalia a história da educação, que mostra– em vários momentos – projetos e reformas do ensino com tendência ao tecnicismo. “não se trata de criticar o ensino técnico, mas de valorizar o ensino das humanidades, afetado por decisões com essa que reduz a carga horária dessas disciplinas.”

Moção de Apoio

Por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e da Comissão de Seguridade Social, a Câmara Municipal de Londrina aprovou no último dia 25, uma Moção de Apoio ao movimento paranaense de professores dessas disciplinas, pelo retorno da carga horária das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Arte. O documento foi encaminhado ao Coletivo Estadual de Humanidades, bem como à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, ao Palácio do Iguaçu e à Secretaria de Estado da Educação.

Reinaldo C. Zanardi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.