Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde que criou em 2014 a EJA-EAD, modalidade de ensino a distância para jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade apropriada, o Sesi no Paraná registrou um crescimento de 725% nas matrículas. A flexibilidade de tempo, a combinação entre estudo e trabalho, uma maior permanência do aluno em seu ambiente familiar no momento dos estudos e a autonomia para estudar como e onde quiser, são algumas das características que têm chamado a atenção do público que procura pelos cursos a distância.

Foi assim com a zeladora Elizete Colla, 45 anos, de Cascavel. Mãe de três filhos, Elizete nunca conseguiu concluir o ensino médio por motivos familiares e de saúde. Com o incentivo de uma amiga, voltou a estudar em 2014. Eliminou algumas disciplinas pelo ENEM e se interessou pela metodologia à distância que facilitava a organização entre trabalho e família. Após um ano estudando via EJA-EAD, Elizete prestou vestibular para Engenharia Ambiental e passou. “Meu sonho sempre foi estudar e ter meu diploma, agora vejo que nada é impossível”.

O ensino fundamental (antigo primeiro grau, anos finais – 6ª/7ª/8ª/9ª) pode ser concluído em 24 meses e o ensino médio em 18 meses, com uma certificação reconhecida pela Secretaria de Educação do Paraná. Na primeira semana, o aluno recebe uma formação em informática chamada de “inclusão digital”, para familiarizá-lo com o ambiente virtual de aprendizagem que irá utilizar no decorrer do curso. Para mediar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, o SESI disponibiliza também encontros presenciais para tirar dúvidas com tutores 1 vez por semana - em uma das unidades do Sesi em todo o Paraná - tutores on line, laboratórios de informática e a biblioteca da unidade do Sesi onde o aluno foi matriculado.

Mais de 85% do total de alunos que se matriculam na EJA-EAD são trabalhadores da indústria e seus dependentes (filhos, marido ou esposa, que tenham 18 anos ou mais) mas os cursos estão abertos para toda a comunidade. Para os trabalhadores da indústria os cursos são gratuitos e para a comunidade existe uma mensalidade mais acessível do que o mercado oferece, além de material didático gratuito.

Estudos acompanhados pelo Sesi demonstram que no universo das indústrias onde a maioria dos trabalhadores tem o ensino fundamental completo ou em curso, existe uma melhoria da qualidade dos produtos e serviços, uma redução de custos operacionais, maior produtividade e competitividade, diminuição do absenteísmo, entre outros.

Já para o trabalhador os benefícios se voltam para uma melhoria na qualidade de vida, mais segurança e preparo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho; maior eficácia na comunicação e desenvolvimento da análise crítica.

Asimp/Sesi/IEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.